CEO da Toyota acha que metas para elétricos serão difíceis de cumprir
Executivo da marca japonesa acha que os veículos elétricos precisam de mais tempo para se tornarem populares
Em agosto de 2022, a agência ambiental California Air Resources Board (CARB) votou para proibir a venda de carros com motores a combustão no estado da Califórnia a partir de 2035. Durante uma recente mesa redonda na mídia, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, comentou sobre a regra e estava incerto sobre o cumprimento das exigências.
"Realisticamente falando, parece bastante difícil realmente alcançá-los", disse Toyoda através de um intérprete no evento, segundo a agência de notícias Reuters.
O executivo entrou um pouco mais em detalhes durante uma apresentação aos revendedores. "Mas, assim como os carros totalmente autônomos que todos nós já deveríamos estar dirigindo, os veículos elétricos vão levar mais tempo para se tornarem populares do que a mídia gostaria que acreditássemos", disse Toyoda.
Toyoda não é o primeiro executivo da montadora a expressar essa preocupação com a proibição da Califórnia. "Acho que o mercado não está pronto. Não acho que a infraestrutura esteja pronta. E mesmo que você estivesse pronto para comprar um, e se você pudesse arcar com isso... eles [os carros elétricos) ainda estão [com preços] muito altos", disse Jack Hollis, vice-presidente de vendas da Toyota na América do Norte.
A Toyota é a montadora mais vendida na Califórnia, de acordo com a Reuters. Portanto, a empresa tem boas razões para contar com os modelos eletrificados para vender por lá até 2035.
SUV elétrico Toyota bZ4X
A fabricante também está trabalhando nesses veículos. Prova disso é que a Toyota está investindo US$ 5,6 bilhões na produção de baterias nos Estados Unidos e no Japão. Desse montante, cerca de US$ 2,5 bilhões vão para a fabricação de baterias da Toyota na Carolina do Norte. O primeiro destes pacotes deve chegar entre 2024 e 2026.
O bZ4X é o primeiro carro da nova família de carros 100% elétricos da Toyota. A empresa teve que parar as entregas apenas dois meses após o lançamento devido a um problema em que os parafusos do cubo da roda poderiam se soltar, o que potencialmente faria a roda se soltar. Recentemente, a Toyota corrigiu esse problema, permitindo que as vendas recomeçassem.
A China recebe o sedã bZ3, mas não há nenhuma previsão de que o modelo também vá para o mercado norte-americano neste momento. O bZ5 virá mais tarde como um modelo maior com quatro portas. Além disso, um veículo híbrido com uma bateria de estado sólido se juntará à linha em 2025. A Toyota e a Stellantis também lançarão uma van comercial elétrica.
A Califórnia pode ser apenas o ponto de partida para os governos estaduais limitarem as vendas da carros a combustão. Isso porque a governadora de Nova York, Kathy Hochul, está pressionando por uma proibição semelhante por lá.
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Fonte: Reuters
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