Não faz muito tempo que a Toyota não tinha muita coisa para quem queria uma opção mais esportiva. Havia o pequeno GT86, lançado em 2013 e que nunca chegou ao Brasil. Desde então, vimos o retorno do Supra, em parceria com a BMW (que vende o carro como o novo Z4), e a chegada dos modelos da Gazoo Racing, culminando no lançamento do GR Yaris e GR Corolla. Só que, aparentemente, é tudo o que teremos.

Ao menos, é o que afirma Yasunori Suezawa, engenheiro-chefe do Toyota GR86, em entrevista ao site australiano Drive. Suezawa afirmou que a Toyota não planeja criar mais nenhum modelo GR além dos que já disponíveis no mercado mundial: GR Supra, GR86, GR Yaris e GR Corolla. É uma notícia ruim, considerando que havia rumores sobre uma possível GR Hilux, uma variante esportiva para a picape média, enfrentando a Ford Ranger Raptor.

Galeria: Toyota GR Corolla - Avaliação

Porém, Suezawa está falando somente dos modelos GR, o nível intermediário de preparação da Gazoo Racing. O Drive comenta que a linha GR Sport, que tem somente um visual esportivado, seguirá crescendo no futuro. O engenheiro até cita o C-HR e o Yaris Cross como os próximos a ter uma variante deste tipo. Por outro lado, não falou nada sobre os GRMN, os esportivos mais modificados da Toyota e que só está disponível para o Supra e o Yaris.

Considerando o quanto a linha da Gazoo Racing cresceu nos últimos anos, faz sentido que a divisão esportiva tire o pé por um tempo e observe o mercado. O GR Corolla começará a ser entregue nos Estados Unidos ainda este ano, chegando ao Brasil no ano que vem. Há algumas notícias de que a fabricante até já teria reservado toda a produção deste ano para os EUA.

Recentemente, surgiram especulações que o GR Corolla poderia ganhar uma variante com carroceria sedã, complementando a oferta do hatchback e servindo de rival para o Volkswagen Jetta GLI nos mercado norte-americano. Resta saber se este sedã realmente está nos planos ou se foi só uma especulação.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com