Parece que a melhor fonte de segredos sobre os carros que serão produzidos na Argentina é o governo local. Durante o 14º Coloquio Industrial 2022, realizado em Córdoba, o ministro de produção da Argentina, José de Mendiguren, confirmou que a nova geração da Renault Oroch será produzida na fábrica em Santa Isabel.

"Ontem estive como Pablo Sibila, presidente da Renault [na Argentina], que me contou que estão com um projeto de 300 milhões de euros de investimento para a fabricação da picape Oroch de meia tonelada, que é de um segmento que é importado. Terá um componente de peças nacionais de 35% a 40%, e as exportações serão 65% da produção", disse de Mendiguren. O secretário de produção não deu mais detalhes a respeito.

A Oroch 2023 foi lançada na Argentina em agosto, importada do Brasil e com a reestilização que estreou aqui em abril. Em seu segmento, é a opção mais barata do mercado. No país vizinho, ainda é a picape 4x4 mais barata, variante que não temos por aqui.

A intenção da Renault é ter um perfil exportador, para permitir que a linha de montagem em Santa Isabel trabalhe em três turnos a partir de 2025. O início da produção do Oroch levará à despedida de Sandero, Stepway e Logan feitos no complexo, porém o Kangoo continuará por mais um tempo. A fábrica também monta a picape média Alaskan, baseada na Nissan Frontier.

De Mendiguren também comentou sobre outras fabricantes no país. A Fiat chegou a 250 mil unidades produzidas do Cronos em Córdoba, mencionando que o sedã tinha contabilizado 100 mil unidades em 2023. Seu discurso continuou falando da Peugeot e o 208, segundo carro mais vendido da Argentina (atrás do Cronos), com 42% de peças produzidas no país.

E ainda adiantou mais uma informação: "Estive com Marcellus Puig, presidente da Volkswagen Argentina, que me contou que a produção das motos da Ducati começará em novembro e, em 2024, começará a fabricar quatro modelos de caminhões em Córdoba. Serão 2.800 unidades anuais do modelo Constellation".

Este anúncio é uma confimação do que Daniel Scioli, ex-ministro de desenvolvimento produtivo, havia dito em seu perfil no Twitter.

Considerando o investimento ainda nem foi feito e que será de 300 milhões de euros, além de que a picape foi reestilizada recentemente, o plano da Renault deve ser para uma segunda geração da Oroch, que foi tema de diversos rumores. Algumas mídias de outros países comentam que a picape passaria a ser um modelo global, para chegar a mercados como África do Sul e Austrália.

A Renault se posicionou sobre as declarações feitas pelo ministro durante o evento: "Em resposta aos recentes comentários feitos pelo Secretario de Produto e Desenvolvimento do Ministério da Economia nacional durante o 14º Colóquio Industrial da UIC sobre investimentos futuros em nosso país, a Renault Argentina informa que o projeto de desenvolver uma nova plataforma de produção em sua fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, não foi aprovado até o momento. Continuamos trabalhando para aprová-lo, através do qual impulsionará seu perfil exportador a partir de 2024, dando continuidade ao plano estratégico da Renaulution que a marca apresentou há dois anos".


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