Representando 47,41% dos 180.424 automóveis e comerciais leves registrados em setembro, o varejo completou três meses seguidos atrás das vendas diretas na composição geral do mercado. A Chevrolet, com 16,96% de market share, interrompeu três meses de liderança da Fiat (15,66%). Toyota (13,69%), Volkswagen (11,65%) e Hyundai (10,57%) completaram as cinco primeiras posições.
Com 5.099 unidades – mais de 91% de seu total -, o Hyundai Creta repetiu a liderança entre os automóveis conquistada em junho, garantindo também a 6ª posição de honra seguida entre os SUVs. Preferido no mês anterior, o Chevrolet Onix (5.011) ficou muito próximo e teve a companhia no pódio do Chevrolet Tracker (4.499).
Com o Volkswagen T-Cross (3.467) em 4º, o Fiat Pulse (3.071) em 7º, o Honda HR-V (2.748) – surpresa do mês – e o VW Nivus (2.723) em 10º, o segmento de SUVs e crossovers respondeu por 60% dos dez mais vendidos. Automóvel mais vendido no mês passado, o Hyundai HB20 (3.241) ficou em 6º. Oitavo, o Renault Kwid (2.986) foi mais uma vez o único modelo de entrada na parte de cima.
Entre os SUVs de maior porte, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.426) ficou à frente do Jeep Compass (1.416), ambos fechando o top 20. O mês de setembro marcou a primeira aparição do Fiat Fastback (200) e do Caoa Chery iCar (119). Modelo mais caro presente no top 50, o Mercedes-Benz GLE teve todas as suas 116 unidades registradas no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET.22 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
5.099 |
91,28% |
5.586 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5.011 |
62,03% |
8.078 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
4.499 |
63,13% |
7.127 |
4º |
VW T-CROSS |
3.467 |
59,74% |
5.803 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.398 |
43,67% |
7.781 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
3.241 |
36,68% |
8.836 |
7º |
FIAT PULSE |
3.071 |
69,83% |
4.398 |
8º |
RENAULT KWID |
2.986 |
52,21% |
5.719 |
9º |
HONDA HR-V |
2.748 |
92,96% |
2.956 |
10º |
VW NIVUS |
2.723 |
89,90% |
3.029 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
2.689 |
80,03% |
3.360 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.546 |
71,74% |
3.549 |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.387 |
83,43% |
2.861 |
14º |
FIAT ARGO |
2.206 |
31,10% |
7.093 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.876 |
80,14% |
2.341 |
16º |
HONDA CITY |
1.582 |
90,82% |
1.742 |
17º |
FIAT MOBI |
1.559 |
20,85% |
7.476 |
18º |
VW GOL |
1.530 |
26,50% |
5.773 |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.426 |
89,52% |
1.593 |
20º |
JEEP COMPASS |
1.416 |
28,06% |
5.047 |
21º |
HONDA CITY HATCH |
1.379 |
94,97% |
1.452 |
22º |
VW TAOS |
1.247 |
87,76% |
1.421 |
23º |
FIAT CRONOS |
1.092 |
35,62% |
3.066 |
24º |
CITROËN C3 |
1.074 |
66,96% |
1.604 |
25º |
JEEP RENEGADE |
1.041 |
27,72% |
3.755 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
986 |
72,50% |
1.360 |
27º |
RENAULT DUSTER |
938 |
37,43% |
2.506 |
28º |
TOYOTA SW4 |
686 |
90,50% |
758 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
634 |
39,65% |
1.599 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
608 |
73,88% |
823 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
590 |
87,15% |
677 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
462 |
22,41% |
2.062 |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
416 |
53,33% |
780 |
34º |
BMW X1 |
311 |
89,88% |
346 |
35º |
JEEP COMMANDER |
281 |
13,61% |
2.064 |
36º |
BMW 320i |
251 |
90,29% |
278 |
37º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
250 |
58,69% |
426 |
38º |
RENAULT SANDERO |
223 |
28,70% |
777 |
39º |
AUDI Q3 |
219 |
78,49% |
279 |
40º |
VW VIRTUS |
214 |
68,37% |
313 |
41º |
CHEVROLET EQUINOX |
211 |
97,24% |
217 |
42º |
FIAT FASTBACK |
200 |
46,30% |
432 |
43º |
NISSAN VERSA |
196 |
100,00% |
196 |
44º |
PEUGEOT 208 |
151 |
6,82% |
2.214 |
45º |
LAND ROVER DISCOVERY |
144 |
94,12% |
153 |
46º |
CAOA CHERY ICAR |
119 |
19,97% |
596 |
47º |
KIA SPORTAGE |
119 |
90,84% |
131 |
48º |
TOYOTA RAV4 |
119 |
95,97% |
124 |
49º |
MERCEDES GLE |
116 |
100,00% |
116 |
50º |
CITROËN C4 CACTUS |
114 |
5,38% |
2.118 |
Com 3.350 unidades, cerca de 1/3 do total registrado em setembro, a Fiat Strada liderou entre os comerciais leves pelo 4º mês seguido. Desta vez, no entanto, a vantagem sobre a Toyota Hilux (2.968) foi inferior a 400 unidades, contra mais de 1,2 mil no ranking anterior. A Fiat Toro (1.391) completou o pódio com boa margem sobre uma briga acirrada entre Mitsubishi L200 (683) e Ford Ranger (662) pelo 4º lugar.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.350 |
33,81% |
9.908 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.968 |
71,29% |
4.163 |
3º |
FIAT TORO |
1.391 |
32,09% |
4.335 |
4º |
MITSUBISHI L200 |
683 |
47,80% |
1.429 |
5º |
FORD RANGER |
662 |
49,85% |
1.328 |
6º |
VW AMAROK |
531 |
85,51% |
621 |
7º |
FIAT FIORINO |
487 |
25,59% |
1.903 |
8º |
CHEVROLET S10 |
366 |
15,20% |
2.408 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
329 |
48,81% |
674 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
298 |
18,16% |
1.641 |
11º |
RENAULT MASTER |
267 |
22,49% |
1.187 |
12º |
KIA K2500 |
247 |
100,00% |
247 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
223 |
74,83% |
298 |
14º |
CITROËN JUMPY |
188 |
73,73% |
255 |
15º |
IVECO DAILY |
152 |
100,00% |
152 |
16º |
VW SAVEIRO |
152 |
3,30% |
4.608 |
17º |
FORD TRANSIT |
123 |
43,31% |
284 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
121 |
67,98% |
178 |
19º |
EFFA V21 |
85 |
100,00% |
85 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
60 |
100,00% |
60 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
36 |
16,51% |
218 |
22º |
FORD MAVERICK |
29 |
52,73% |
55 |
23º |
EFFA V22 |
24 |
100,00% |
24 |
24º |
IVECO DAILY 35-150 |
23 |
100,00% |
23 |
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
20 |
100,00% |
20 |
26º |
FIAT DUCATO |
18 |
60,00% |
30 |
27º |
HYUNDAI HR |
16 |
88,89% |
18 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
16 |
45,71% |
35 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
16 |
100,00% |
16 |
30º |
RAM 3500 |
16 |
3,63% |
441 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
13 |
100,00% |
13 |
32º |
CITROËN JUMPER |
9 |
100,00% |
9 |
33º |
RAM 1500 |
8 |
5,41% |
148 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
7 |
100,00% |
7 |
35º |
EFFA V25 |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
100,00% |
5 |
37º |
JAC V260 |
5 |
100,00% |
5 |
38º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
4 |
100,00% |
4 |
39º |
KIA UK2500 |
4 |
100,00% |
4 |
40º |
FORD F150 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
JAC IEV750 |
3 |
100,00% |
3 |
42º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
60,00% |
5 |
43º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
ENGESA EE34 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
GM CHEVY |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora