page ad skin

Sucessor do Lamborghini Huracan terá motor V8 biturbo com sistema híbrido

Esportivo teria um V8 igual ao do Urus, mas com turbos que só seriam ativados quando chegar a 7.000 rpm

Substituituto do Lamborghini Huracan terá um V8 híbrido biturbo

Em junho, o chefe técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, revelou alguns detalhes sobre o futuro sucessor do Huracan. Ele não falou muito a respeito, revelando somente que o novo esportivo terá uma motorização híbrida plug-in com um motor "entre 6 e 12 cilindros" sob o capô. Porém, o site Motor Trend agora revela mais informações sobre carro.

A publicação consultou algumas fontes dentro da Lamborghini, que revelaram que a marca irá abandonar o V10 para o supercarro de nova geração. Ao invés disso, a fabricante estaria trabalhando em um V8 para o sucessor do Huracan, e que seria simlar ao usado pelo SUV Urus. A empresa também planeja colocar um motor elétrico entre o propulsor térmico e a transmissão, algo cada vez mais usado por carros de alto desempenho para atender às regras cada vez mais rígidas de emissões de poluentes.

Galeria: Lamborghini Huracan STO

É interessante saber que terá um V8, mas ainda restam dúvidas sobre a motorização. Não está claro se a Lamborghini colocará um sistema de tração integral, seja mecânico ou eletrônico. É possível que o carro fique maior do que o Huracan atual, para que os engenheiros consigam espaço para colocar os componentes do sistema híbrido. Espera-se que utilize uma evolução da plataforma atual ao invés de partir para uma arquitetura nova.

A Motor Trend conseguiu alguns detalhes sobre como o motor irá operar, mas é um pouco estranho. De acordo com a publicação, os turbocompressores não entrarão em operação até que o motor esteja a 7.000 rpm. Abaixo disso, o propulsor funciona como um motor aspirado. Quando os turbos começarem a funcionar, o motor irá até 10.000 rpm. A adição de uma assistência elétrica deve mudar o cálculo para os turbos.

Eletrificar o sucessor do Huracan é parte dos planos da Lamborghini para oferecer uma variante híbrida para cada um de seus modelos a partir do final de 2024. Ainda faltam dois anos e a fabricante já está caminhando para cumprir esta meta.

Nossos fotógrafos já viram o Urus circulando pelas ruas com uma motorização híbrida e uma possibilidade é que adote a mesma motorização que o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid. Ou seja, teria um V8 biturbo entregando 700 cv. Por outro lado, a Motor Trend afirma que o esportivo terá o mesmo motor que Urus, o que indica que deve receber uma motorização única com um sistema híbrido inédito.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com