Revelado mundialmente na Índia no primeiro trimestre deste ano, o novo Volkswagen Virtus 2023 ganhou uma repaginada visual que o deixou com estilo de mini-Jetta. Com diversos flagras e registros de patentes, além de informações publicadas pela própria Volkswagen, reunimos tudo o que sabemos sobre esta importante reestilização do novo Virtus 2023.

Visual de Jetta

É isso mesmo que você leu. Se o Virtus atual já lembra um pouco o Jetta, nessa repaginada visual ele ficará com design ainda mais próximo ao do sedã médio, se distanciando um pouco do desenho do Polo principalmente na parte frontal. A principal mudança ficará para o para-choque, que adota uma entrada de ar bem mais larga, bem como luzes de neblinas maiores e agora dispostas na vertical. Com o objetivo de dar mais destaque, a VW instalou um friso cromado nas bordas laterais e inferior da peça.

Volkswagen Virtus 2023 - Registro no Brasil
Volkswagen Virtus 2022

Repare na grade dianteira: ela ficou mais fina em relação ao atual, ganhando frisos na parte de cima e de baixo que acabam se conectado com a assinatura dos faróis de LED. Vale lembrar que, embora o nosso novo Virtus seja praticamente igual ao indiano, ele vai se diferenciar um pouco nos faróis: o modelo nacional terá aparentemente apenas uma assinatura em LED na parte superior, enquanto o indiano usa um LED em todo o contorno do conjunto óptico.

Na parte traseira estarão as mudanças mais leves do sedã, como você pode ver pelas imagens de registro e do carro revelado na Índia. O para-choque ganhou um novo acabamento cromado, junto com o elemento refletivo, enquanto as lanternas têm um novo arranjo interno que pode receber também acabamento fumê. Caso o nosso sedã seja realmente igual ao Virtus indiano, o modelo feito no Brasil ganhará ainda o nome do carro escrito por extenso na porção inferior da tampa do porta-malas.

Volkswagen Virtus 2023 - Registro no Brasil
Volkswagen Virtus 2022

A versão GTS receberá as mesmas novidades, como podemos ver pessoalmente em junho em um flagra registrado pela equipe do Motor1.com. O Virtus GTS vai se diferenciar pelas novas molduras dos faróis de neblina e acabamento tipo colmeia na grade frontal, bem como na tomada de ar inferior do para-choque. Já as rodas serão de liga-leve de 18 polegadas de série, que aparentam ter desenho inspirado no Polo GTI europeu.

Flagra: Novo VW Virtus GTS

Embora não seja uma troca de geração, o Virtus vai ter uma alteração nas medidas. Ainda produzido com a plataforma MQB-A0, o sedã não muda os 2,651 metros de entre-eixos, mas na versão indiana MQB-A0 IN feita pela Skoda, o sedã cresceu um pouco: tem 4,561 m de comprimento (+ 79 mm), 1,752 m de largura e 1,507 m de altura (+ 35 mm). Um de seus principais destaques, o porta-malas continua com sua capacidade de 521 litros.

Acabamento subirá de patamar

É verdade que o Virtus foi já bastante flagrado rodando em testes junto do Polo, mas até o momento o sedã reestilizado não teve o interior renovado flagrado por aqui. O modelo indiano traz acabamento vermelho no painel que dificilmente veríamos (a não ser na versão GTS), mas o Motor1.com apurou que a Volkswagen dará uma melhorada no acabamento do sedã com a inclusão de materiais de melhor qualidade. Não será no nível de acabamento suave ao toque para não ficar caro no segmento, mas com melhores texturas e arremates. Assim, a fabricante deverá sanar as críticas mais comuns sobre o carro.

Painel VW T-Cross

Como é de se imaginar, essa evolução no acabamento do novo Virtus chegará também no Polo e no T-Cross - com o SUV adotando o novo acabamento na cabine só quando for reestilizado. Caso o Virtus “made in Brazil” siga o modelo indiano, terá o novo volante do Nivus, saída de ar-condicionado do passageiro mais fina e longa, nova alavanca de câmbio (igual ao do T-Cross), comandos diferentes de climatização e botões dos faróis com novo acabamento.

A questão é que a Volkswagen está trabalhando para melhorar a sensação de qualidade percebida dentro da cabine do Virtus e Polo, já que ambos deverão ser posicionados mais para cima no segmento do que hoje. No caso do Virtus, a ideia é que as versões mais caras atraiam potenciais clientes do antigo Jetta 1.4 TSI, que ainda não conseguem escalar para os mais de R$ 200 mil do Jetta GLI.

Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus

Feita pelo Auto+ em parceria com o OverboostBR, a projeção do interior mostra uma provável mudança para o SUV T-Cross. A projeção foi feita com base em informações de uma fonte do Auto+, que mostrou como o T-Cross ficará e, com certeza, batem com o esperado com o que o Motor1.com ouviu sobre o Polo e Virtus. "Já vi um Virtus Highline e irá surpreender", disse um executivo da marca em conversa com nossa reportagem.

Além dos melhores materiais previstos para a cabine, o Virtus 2023 deverá contar com novos equipamentos de assistência de série para se equiparar a concorrentes como o Hyundai HB20. Assim, ele deverá receber piloto automático adaptativo e alerta de colisão entre as novidades tecnológicas. No mais, continuará o painel de instrumentos digital de 8" ou 10,2", além do sistema multimídia VW Play, itens que não precisam de mudanças, pois foram lançados há pouco tempo.

Motores

Não há mistério em relação as motorizações, já que a própria Volkswagen acabou vazando as informações. Assim, o Virtus terá debaixo do capô o motor 1.0 turbo nas versões de entrada, porém em uma configuração inédita que vai render 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, sendo batizada de 170TSI. Sua missão será substituir a lacuna deixada pelo antigo 1.6 MSI. Enquanto o Polo vai combinar esse motor apenas com câmbio manual de 5 marchas, o Virtus terá essa opção e também uma transmissão automática de 6 velocidades.

Chevrolet Onix Plus x VW Virtus

É importante lembrar que as versões mais caras manterão o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, aqui sempre com caixa automática de 6 posições. A variante esportiva Virtus GTS também continuará na linha, sempre com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Fica apenas a curiosidade a respeito das novidades visuais.

O rendimento energético deste novo 1.0 turbo 170 TSI também foi revelado de forma antecipada, “culpa” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que acabou revelando as informações antes mesmo do sedã compacto ser lançado. O Virtus 170TSI com câmbio manual fará 9,6 km/litro na cidade e 11,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol, subindo para 13,8 km/litro e 16,3 km/litro com gasolina, respectivamente.

Galeria: Volkswagen Virtus 2023

No caso da variante automática, o sedã fará 8,7 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada com etanol, melhorando o consumo para 12,4 km/litro no ciclo urbano e 15,6 km/litro no rodoviário quando abastecido com o combustível derivado do petróleo.

Até o momento a Volkswagen não confirmou o lançamento do Virtus 2023, enquanto que o novo Polo já foi confirmado para estrear ainda este ano. É possível que o hatch seja lançado ainda no 3º semestre, com o sedã devendo chegar nas lojas mais próximo do final do ano - possivelmente ficando para o início de 2023.


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