O Grupo Paramount é uma empresa sul-africana especializada em produtos militares. Ela não seria muito conhecida se não fosse por um capítulo do programa de TV Top Gear, em que Richard Hammond fez um teste com o Marauder, um veículo de uso militar que, assim como o Hummer, pode ser comprado por outras pessoas e ser guiado em alguns países. Chamado de "Veículo mais imparável do mundo", o Marauder agora ganha uma nova geração chamda Mark 2.

A grande mudança do Marauder Mark 2 em comparação ao modelo original é que agora é personalizável. Adotou módulos intercambiáveis para o painel, então o dono pode mudar a posição de dirigir da direita para a esquerda (e vice-versa), algo que leva cerca de duas horas para fazer. Isto permite que o carro seja adaptado para mercados diferentes, antes mesmo de ser entregue ao cliente.

Veículos militares como este são feitos para cumprir a missão, não para ter um design bonito. Assim, o Marauder é grande e bem quadrado. As janelas são pequenas e nem ao menos abrem, pois seriam um ponto fraco. Carrega estepes nas laterais, caso um ataque tenta destruir as rodas.

O Marauder tem espaço para um piloto e um co-piloto, além de mais nove passageiros. O veículo com um monocoque com casco duplo oferece uma proteção contra até 8 quilos de TNT sob o carro. A lateral aguenta tiros de armas usando munição 7,62x51mm perfurante. Os vidros aguentam a explosão de um RPG. Do lado de dentro, há bancos anti-explosão para entregar ainda mais proteção.

O vídeo divulgado pela Paramount (mais acima) diz apenas que o Marauder Mark 2 usa um motor turbodiesel de seis cilindros, sem revelar mais detalhes. Só como comparação, o primeiro Marauder tinha um motor da Cummins de 300 cv e 112,2 kgfm de torque. O novo modelo chega a uma velocidade máxima de 110 km/h e carrega combustível o suficiente para rodar por 700 km. Ainda é capaz de rebocar 4.500 quilos. Embora não tenha revelado o peso, a Paramout diz que consegue ser transportado em um avião de carga C-130 ou por um helicóptero Chinook.

Paramount oferece o Marauder preparado para diversas situações. Além de ser um veículo militar para levar tropas, pode ser ambulância, infantaria de suporte, veículo de comando e mais. É vendida para Azerbaijão, Cazaquistão, República do Congo, Cingapura e outros países, mas são poucos os que permitem que seja usado nas ruas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com