Após apresentação prévia realizada em janeiro, a General Motors finalmente oficializa agora o lançamento do aguardado Chevrolet Equinox EV 2024. Aposta de peso da empresa no segmento de veículos elétricos, o crossover estreia com design agressivo, bastante personalidade e tudo o que há de mais moderno dento do grupo em termos de eletrificação. Estará à venda em 2023, começando pelos Estados Unidos, e em 2024 chegará ao Brasil.

Assim como outros veículos construídos com base na plataforma Ultium da GM (leia-se Hummer EV, Blazer EV e Silverado EV), o Equinox EV já nasce puramente elétrico - ou seja, não é modelo a combustão adaptado para eletrificação. A concepção EV nativa fornece ganhos significativos em dinâmica, performance e eficiência energética, além de respeitar todos os parâmetros desejados para um carro do tipo.

No visual, o design chama atenção pela ousadia e agressividade das linhas. A dianteira conta com esquema de iluminação em LED formado por extensa faixa horizontal posicionada junto ao capô e faróis principais logo abaixo, no para-choque. Na traseira, destaque para as lanternas interligadas e dispostas na horizontal cobrindo toda a largura da carroceria. Na prática, o Equinox EV esbanja personalidade e passa longe de ser uma mera versão reduzida do irmão maior Blazer EV.

O portfólio inicialmente é composto por duas versões - LT e RS - com pacotes específicos para cada uma. A primeira, posicionada como opção de acesso, terá rodas de 19 polegadas e detalhes mais enxutos no visual. Já a segunda contará com rodas de 20 ou 21 polegadas com pegada bem mais chamativa e diversos outros elementos de diferenciação, incluindo superfícies pintadas em preto brilhante e para-choque com desenho mais esportivo.

Chevrolet Equinox EV 2024

No interior, destaque para as soluções de ergonomia e a qualidade geral do acabamento. Assim como no Blazer EV, a tela do sistema de entretenimento é ligeiramente inclinada para o lado do motorista e conta com 17,7 polegadas. Há também painel de instrumentos 100% digital, iluminação ambiente, bancos dianteiros, traseiros e volante aquecidos, e função que deixa o limpador de para-brisa aquecido e livre de acúmulo de gelo em dias frios.

A Chevrolet também garante amplo espaço interno e capacidade para acomodar confortavelmente 5 passageiros. Há porta-objetos espalhados por todo habitáculo e capacidade para armazenar até 1.614 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, a tampa do porta-malas abre automaticamente ao detectar a aproximação do motorista e da chave.

Chevrolet Equinox EV 2024

O pacote de recursos de segurança e assistência à condução incluem frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de manutenção de faixa, auxiliar com aviso de saída de faixa e faróis altos automáticos IntelliBeam, além de assistente de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, entre outros. Completam o pacote head-up display, retrovisor interno com câmera, piloto automático adaptativo e sistema Super Cruise 4 de direção autônoma.

Do ponto de vista mecânico, o Equinox EV 2024 será vendido em duas opções: a primeira com 213 cv de potência e 33,4 kgfm de torque, e a segunda com 294 cv de potência e 47,8 kgfm de força. A tração poderá ser FWD ou e-AWD, variando de acordo com a versão. O conjunto entregará três níveis de autonomia: 402 km, 450 km e 482 km.

Chevrolet Equinox EV 2024

Segundo a GM, o carregamento padrão de 11,5 kW renderá 54,7 km de carga a cada hora na tomada. No sistema 19,2 kW renderá 82 km a cada hora de recarga e no carregamento rápido padrão de até 150kW aproximadamente 112 km em apenas 10 minutos. A garantia de fábrica é de 8 anos ou 160 mil km no mercado norte-americano.

A Chevrolet adianta ainda que o modelo será um SUV funcional, acessível e que terá preço inicial estimado de US$ 30.000 nos EUA (cerca de R$ 155.000 numa conversão direta ao câmbio atual). A expectativa é oferecer o modelo tanto em versões de frota como para o público convencional. As primeiras entregas serão realizadas na segunda metade de 2023. Toda produção será concentrada na fábrica de Ramos Arizpe, no México.

O lançamento no Brasil já está confirmado e fará parte da ambiciosa estratégia de eletrificação da marca para a América do Sul. O Blazer EV também será lançado por aqui, assim como a picape Silverado EV.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com