Conheça o novo Chevrolet Blazer EV 2024. Diferente daquele Blazer derivado da S10 e que deu lugar ao Trailblazer, este novo Blazer é um modelo completamente novo que aposta na versatilidade de um SUV, mas agora 100% elétrico. Boa notícia é que seu lançamento já está confirmado para o Brasil.
Apesar de usar o mesmo nome de um carro que já está nas lojas nos EUA, o Chevrolet Blazer EV 2024 é um carro totalmente novo. Assim como a Silverado EV, o SUV é montado com a plataforma Ultium da General Motors, que permite a montagem de baterias de forma modular e em outras posições, como na vertical. Um dos efeitos desta arquitetura é que os designers puderam desenhar o carro com balanços bem curtos sem comprometer o espaço interno.
Seu design é bem diferente de toda a linha da Chevrolet. Os faróis estão posicionados acima da “grade”, formando uma linha iluminada que vai até o logo da empresa, usando LED. Esta imitação de entrada de ar na parte de baixo é totalmente fechada, mas serve para manter a identidade visual que a marca sempre usa. Logo abaixo dos faróis está uma passagem de ar vertical. A versão SS é mais agressiva, com um para-choque que imita um difusor de ar e uma entrada de ar logo abaixo do emblema.
Estes faróis têm uma função curiosa, indicando o estado da recarga enquanto o carro está plugado a um wallbox. Começa a fazer uma iluminação sequencial, aumentando a velocidade e intensidade conforme o nível da bateria vai subindo. As versões RS e SS fazem algo semelhante quando o proprietário se aproxima ou se afasta do carro.
De acordo com Phil Zak, diretor executivo do centro de design da Chevrolet, o Blazer EV foi criado com o DNA dos esportivos da empresa, buscando trazer a mesma repsosta emocional. Assim, tem um perfil muscular e atlético, Traz alguns elementos bem agressivos, como a passagem de ar nas caixas de roda.
O interior é uma das partes que mais impressionam (tirando a versão com acabamento vermelho). Traz poucos comandos físicos, e aposta em uma central multimídia de 17,7 polegadas como ponto central da cabine. É levemente inclinada em direção ao motorista e ainda trabalha em conjunto com um painel de instrumentos digital de 11 polegadas. A GM colocou mais elementos normalmente vistos nos esportivos da empresa, como as saídas de ar arredondadas e o volante de base reta.
A Chevrolet ainda destaca que será o primeiro carro a utilizar o sistema Super Cruise, permitindo uma condução autônoma real, sem que o motorista precise manter as mãos no volante. Estará disponível somente nos Estados Unidos e Canadá, funcionando em algumas ruas específicas e com uma mensalidade. Quando ativo, o sistema acende uma linha verde na parte de cima do volante, para facilitar a indicação de que o Super Cruise está operando.
Além do Super Cruise, traz todas as tecnologias de ponta que a Chevrolet oferece em outros carros, como frenagem automática de emergência até em manobras de ré, estacionamento automático avançado, detector de pedestres e outros.
Apesar de mostrar o carro, a Chevrolet não disse todos os detalhes sobre o desempenho ou motorização do Blazer EV. A versão topo de linha SS, a mais esportiva, terá tração integral de série e pode entregar até 564 cv e 89,6 kgfm de torque. Usando um modo chamado WOW (Wide Open Watts), será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. O Blazer 1LT terá tração dianteira, assim como o 2LT, mas este último pode receber o sistema integral como opcional. A variante RS poderá escolher entre tração dianteira ou traseira de série, ou integral por um custo extra. E a SS sempre moverá as quatro rodas.
Nem mesmo a bateria foi revelada. A empresa afirma que tem uma autonomia de até 515 km com uma única carga. Será capaz de usar carregadores rápidos de até 190 kW, dependendo da versão, o que permitiria recuperar 125 km de autonomia em 10 minutos. Claro, ainda poderá utilizar um wallbox comum de 11,5 kW. A menor autonomia da linha seria da versão 1LT, com 397 km. As configurações 2LT e SS poderão rodar por 471 e 467 km, respectivamente.
O carro nem estreou e a Chevrolet já confirma que o Blazer será usado como viatura nos EUA, com uma versão especial chamada Police Pursuit Vehicle. Contará com a maior bateria disponível e com tração traseira ou integral, dependendo da demanda. Infelizmente, a GM ainda não divulgou fotos do visual, ainda mais porque a marca diz que o interior foi feito desenvolvido pensando nas necessidades da polícia.
O Chevrolet Blazer EV 2024 será vendido em quatro versões, com preço inicial de US$ 44.995 (R$ 243.769) na versão LT, subindo para US$ 47.595 (R$ 257.855) na variante 2LT. Com um visual esportivado, o Blazer EV RS custará US$ 51.995 (R$ 281.693). O topo de linha será o SS por US$ 65.995 (R$ 357.541). Estará nas concessionárias dos EUA no último trimestre do ano, nas versões 2LT e RS. A SS estreia em 2023 e a 1LT será lançada apenas no início de 2024.
E já temos uma boa notícia, pois a Chevrolet já confirmou que trará o Blazer EV ao Brasil, importado do México. Será um dos principais carros no projeto de eletrificação da empresa no país, chegando em 2024. A marca ainda lançará o Bolt EUV no ano que vem e, a partir de 2024, Equinox EV e Silverado EV.
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