A Chevrolet apresentou recentemente a nova geração da picape Colorado na América do Norte e adiantou os caminhos que serão seguidos no Brasil pela próximo S10. Como dito, ambas serão fortemente unificadas e dividirão diversas soluções de design e tecnologia. Conhecidas as caminhonetes, as atenções agora se voltam para a versão SUV da família: o Trailblazer. O modelo também ganhará nova linhagem e promete disputa acirrada contra a concorrência.

A base do design já é conhecida da Colorado e, nesse sentido, as evoluções serão consideráveis. Levando em conta a estratégia da geração atual e dos primeiros Blazer, o modelo conservará o visual frontal da picape e ganhará identidade própria apenas partir da coluna B. Ideia geral de como ficará o modelo final pode ser vista nas projeções elaboradas pelo designer Theottle.

Galeria: Novo Chevrolet Trailblazer 2024 - Projeção

Caminho semelhante é trilhado pelo rival Ford Everest, que também mantém o conjunto frontal idêntico ao da picape de origem (no caso, a Ranger). Já outros concorrentes, como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport, adotam desenho próprio na dianteira e procuram independência em relação às caminhonetes (Hilux e L200, respectivamente).

A cabine, por sua vez, adotará todos os avanços já vistos na Colorado e evoluirá consideravelmente em termos de qualidade dos materiais, ergonomia e espaço. Destaque para a central multimídia de 11,3 polegadas capaz de mostrar 10 imagens diferentes das câmeras ao redor e até mesmo embaixo do modelo. O quadro de instrumentos também é 100% digital, com tela de 8 polegadas.

Tecnicamente, o novo Trailblazer adotará uma versão profundamente modificada da plataforma atual, chamada GMT 31XX-2. Haverá novo chassi e ganhos consideráveis em dirigibilidade, espaço, segurança e capacidade off-road. Sob o capô, o conhecido motor 2.8 turbodiesel será atualizado e deverá entregar números otimizados de potência e consumido. O câmbio seguirá automático de 6 marchas, com tração 4x4.

No Brasil, o lançamento do próximo Trailblazer é aguardado para 2023, junto com a nova geração da S10. Os dois modelos serão produzidos na fábrica São José dos Campos (SP), onde estão sendo aplicados investimentos na casa dos R$ 5 bilhões.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com