Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia

Modelo sobrevive agora apenas na Europa, mas ainda assim com dias contados

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Iniciada em meados de 2013 a partir do lançamento da segunda geração, a produção do Ford EcoSport na Índia acaba de chegar oficialmente ao fim. A morte local do modelo era aguardada desde o ano passado, mas a marca se comprometeu a produzir um lote final de 1.500 unidades para atender mercados de exportação. O último exemplar dessa leva foi fabricado na última quarta-feira (20), encerrando definitivamente a trajetória do modelo no país.

A operação indiana abastecia o mercado local e também era usada como plataforma de exportação para diversos países. A partir da fábrica de Chennai, o EcoSport chegava aos Estados Unidos e, nos últimos meses, também à Argentina. A Ford, inclusive, pensava em reestilizar o modelo e testava protótipos com novo visual já quase sem camuflagem. Apesar de quase pronto, o facelift foi cancelado depois que a marca decidiu fechar todas as fábricas mantidas no país.

O mesmo aconteceu com o Brasil, resultando no fechamento da fábrica de Camaçari (BA) e no cancelamento dos vários projetos em curso. Além de Brasil e Índia, o EcoSport chegou a ser produzido também na Tailândia, Rússia e China. Golpeado pelo programa de reestruturação da marca, o SUV - que nasceu brasileiro em 2003 e praticamente inaugurou o segmento de utilitários compactos - dá adeus ao mercado global sem deixar sucessor ou nova geração.

A partir de agora, o EcoSport passará a ser produzido unicamente em Craiova, na Romênia, mas já com os dias contados. A fábrica não foi atingida pelo programa de reestruturação da Ford, como aconteceu com Brasil e Índia, mas será profundamente modernizada para produzir carros elétricos e, em razão disso, deixará de fazer o EcoSport para o mercado europeu até o final do ano.

Ford EcoSport ST-Line para Europa

Nos mercados ainda à venda, como Espanha, Alemanha e Itália, o EcoSport pode ser adquirido nas versões Titanium, ST-Line e Active. Em comum, todas têm o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 140 cv associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações.

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