Responsável atualmente pela produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, a fábrica da General Motors em Gravataí está completando 22 anos de operação. Com mais de 4.000.000 de unidades produzidas nessas duas décadas, o complexo industrial localizado no sul do país é o maior da GM em toda a América do Sul.

Segundo a General Motors, a capacidade fabril da unidade é de até 63 unidades por hora, o que significa uma produção de 330 mil veículos por ano na linha de montagem gaúcha. Inaugurada em 20 de julho de 2000, a fábrica teve como primeiro carro produzido o Chevrolet Celta, hatch compacto popular que chegou com a difícil missão de substituir o Corsa na época – que pouco tempo depois se provou uma decisão acertada da empresa.

Fábrica General Motors - Gravataí (RS)
Fábrica General Motors - Gravataí (RS)

O complexo industrial de Gravataí se destacava naqueles tempos por concentrar a cadeia de fornecedores no entorno do local de produção, o que acabava acelerando o processo de produção. Isso porque a fábrica acabava recebendo diversos componentes já montados, como rodas, pneus e chicotes elétricos, assim a fábrica não ficava dependendo de serviços logísticos mais afastados, como era comum em outras fábricas.

Fábrica de Gravataí - 4 milhões de unidades
Fábrica de Gravataí já passou a marca de 4 milhões de unidades produzidas

Da abertura da fábrica até os dias de hoje, foram feitos os modelos Celta, Prisma (quando este ainda era um sedã derivado do Celta), Onix e Prisma (já baseado no Onix). A GM ainda destaca o lado sustentável da unidade fabril gaúcha, que traz a certificação “zero aterro” há 10 anos, o que segundo a empresa evitou que 358 mil toneladas de resíduos fossem parar em aterros sanitários.

Chevrolet Celta 2012
Chevrolet Celta 2012

O espaço ainda tem 50,3 hectares de áreas de conservação ambiental, além de cerca de 162 hectares de áreas verdes. A empresa destaca ainda os projetos de preservação da biodiversidade local, com trabalho de educação ambiental para a comunidade.

Vale lembrar que a fábrica de Gravataí foi uma das que mais sofreram com a pandemia no período de 2021, já que a produção foi paralisada diversas vezes por conta da falta de componentes, principalmente semicondutores. Isso fez o Onix perder até a liderança entre os carros de passeio por aqui no ano passado, que acabou ficando atrás do Hyundai HB20.


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