As vendas de veículos novos completaram quatro meses seguidos de retração no Reino Unido. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 140.948 unidades registradas em junho representaram resultado 24,3% inferior ao do ano passado. O mercado local não tinha um mês de junho tão fraco desde 1996.
Na disputa entre as montadoras, a Volkswagen (11.660) retomou uma liderança que não ocupava desde outubro. Preferida nos três meses anteriores, a Ford (9.879) foi superada por muito pouco pela Vauxhall (9.966). A briga pela 2ª posição, aliás, foi bastante acirrada, com menos de 800 unidades separando a Vauxhall da Toyota (9.171), 6ª colocada. Destaque para a Dacia (2.372), que avançou mais de 120% nos últimos doze meses.
POS. | MARCA | JUN.22 | % MERCADO 2022 | JUN.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VOLKSWAGEN | 11.660 | 8,3% | 19.454 | 10,5% | -40,1% |
2º | VAUXHALL | 9.966 | 7,1% | 10.129 | 5,4% | -1,6% |
3º | FORD | 9.879 | 7,0% | 14.234 | 7,6% | -30,6% |
4º | BMW | 9.467 | 6,7% | 14.227 | 7,6% | -33,5% |
5º | KIA | 9.218 | 6,5% | 9.176 | 4,9% | 0,5% |
6º | TOYOTA | 9.171 | 6,5% | 12.061 | 6,5% | -24,0% |
7º | HYUNDAI | 7.696 | 5,5% | 7.734 | 4,2% | -0,5% |
8º | AUDI | 7.676 | 5,4% | 14.446 | 7,8% | -46,9% |
9º | MERCEDES-BENZ | 6.670 | 4,7% | 8.984 | 4,8% | -25,8% |
10º | PEUGEOT | 5.416 | 3,8% | 6.229 | 3,3% | -13,1% |
11º | MG | 5.378 | 3,8% | 2.834 | 1,5% | 89,8% |
12º | NISSAN | 5.323 | 3,8% | 5.927 | 3,2% | -10,2% |
13º | SKODA | 4.667 | 3,3% | 6.737 | 3,6% | -30,7% |
14º | TESLA | 4.194 | 3,0% | 5.468 | 2,9% | -23,3% |
15º | LAND ROVER | 4.146 | 2,9% | 3.797 | 2,0% | 9,2% |
16º | MINI | 3.785 | 2,7% | 5.151 | 2,8% | -26,5% |
17º | CITROËN | 2.410 | 1,7% | 3.248 | 1,7% | -25,8% |
18º | DACIA | 2.372 | 1,7% | 1.074 | 0,6% | 120,9% |
19º | VOLVO | 2.281 | 1,6% | 4.802 | 2,6% | -52,5% |
20º | SEAT | 2.152 | 1,5% | 5.668 | 3,0% | -62,0% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 140.948 | ... | 186.128 | ... | -24,3% |
Observação:
- Números da Tesla estimados considerando apenas os registros de Model Y no mês passado.
Já entre os modelos, o Vauxhall Corsa (5.014) cresceu quase 15% sobre 2021 e assegurou a posição de honra pelo 2º mês consecutivo, com boa margem sobre o Tesla Model Y (4.194). O Mini, com 3.055 unidades, completou o pódio. Presente no top 10 de maneira ininterrupta desde março, o Nissan Qashqai foi o preferido por 2.987 consumidores.
Discreto nos primeiros meses do ano, o VW Golf (2.965), mesmo com forte queda, se manteve na parte de cima da tabela. Com o Kia Niro (2.887) em 7º, o Kia Sportage (2.755) em 8º, o MG HS (2.738) em 9º - pela primeira vez no top 10 – e o Hyundai Tucson (2.692) em 10º, modelos de marcas orientais responderam pela metade das primeiras posições.
POS. | MODELO | JUN.22 | % MERCADO 2022 | JUN.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VAUXHALL CORSA | 5.014 | 3,6% | 4.375 | 2,4% | 14,6% |
2º | TESLA MODEL Y | 4.194 | 3,0% | - | - | - |
3º | MINI | 3.055 | 2,2% | 3.506 | 1,9% | -12,9% |
4º | NISSAN QASHQAI | 2.987 | 2,1% | - | - | - |
5º | VW GOLF | 2.965 | 2,1% | 4.629 | 2,5% | -35,9% |
6º | FORD PUMA | 2.941 | 2,1% | 4.477 | 2,4% | -34,3% |
7º | KIA NIRO | 2.887 | 2,0% | - | - | - |
8º | KIA SPORTAGE | 2.755 | 2,0% | 2.947 | 1,6% | -6,5% |
9º | MG HS | 2.738 | 1,9% | - | - | - |
10º | HYUNDAI TUCSON | 2.692 | 1,9% | - | - | - |
Observação:
- Números de junho/21 indisponíveis para Tesla Model Y, Nissan Qashqai, Kia Niro, MG HS e Hyundai Tucson.
NO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho, mais de 100 mil veículos deixaram de ser vendidos no Reino Unido. As 802.079 unidades representaram uma queda de quase 12% em relação ao mesmo período de 2021. Deste total, mais da metade (404.877) foram de modelos híbridos e elétricos. Entre as montadoras, a Ford (60.783) voltou ao topo, mas sem muita margem.
Destaque do período, a Kia (57.455) cresceu quase 27%, superou a VW (55.894) – líder há um ano – e por pouco não terminou o semestre numa inesperada 1ª posição. Nona colocada, a Hyundai (40.908) foi quem mais cresceu no pelotão de cima (+30,5%). Menção honrosa para o 12º lugar da chinesa MG (25.073), 20ª em 2021.
POS. | MARCA | 1º SEM.22 | % MERCADO 2022 | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | FORD | 60.783 | 7,6% | 74.698 | 8,2% | -18,6% | 2º |
2º | KIA | 57.455 | 7,2% | 45.277 | 5,0% | 26,9% | 8º |
3º | VOLKSWAGEN | 55.894 | 7,0% | 85.409 | 9,4% | -34,6% | 1º |
4º | AUDI | 53.792 | 6,7% | 67.842 | 7,5% | -20,7% | 3º |
5º | BMW | 53.517 | 6,7% | 65.324 | 7,2% | -18,1% | 4º |
6º | TOYOTA | 50.256 | 6,3% | 52.156 | 5,7% | -3,6% | 7º |
7º | VAUXHALL | 47.800 | 6,0% | 53.443 | 5,9% | -10,6% | 6º |
8º | MERCEDES-BENZ | 45.818 | 5,7% | 58.867 | 6,5% | -22,2% | 5º |
9º | HYUNDAI | 40.908 | 5,1% | 31.342 | 3,4% | 30,5% | 13º |
10º | PEUGEOT | 31.996 | 4,0% | 34.748 | 3,8% | -7,9% | 11º |
11º | NISSAN | 31.296 | 3,9% | 36.688 | 4,0% | -14,7% | 9º |
12º | MG | 25.073 | 3,1% | 13.594 | 1,5% | 84,4% | 20º |
13º | LAND ROVER | 22.905 | 2,9% | 36.216 | 4,0% | -36,8% | 10º |
14º | SKODA | 22.805 | 2,8% | 32.906 | 3,6% | -30,7% | 12º |
15º | MINI | 22.246 | 2,8% | 22.624 | 2,5% | -1,7% | 16º |
16º | TESLA* | 19.696 | 2,5% | - | - | - | - |
17º | VOLVO | 19.184 | 2,4% | 27.143 | 3,0% | -29,3% | 14º |
18º | CITROËN | 15.115 | 1,9% | 16.894 | 1,9% | -10,5% | 17º |
19º | RENAULT | 14.845 | 1,9% | 15.712 | 1,7% | -5,5% | 18º |
20º | SEAT | 12.787 | 1,6% | 26.080 | 2,9% | -51,0% | 15º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
ACUMULADO | 802.079 | 100,0% | 909.973 | 100,0% | -11,9% |
Observação:
- Números da Tesla estimados considerando apenas os registros de Model Y e Model 3 no período.
No ranking de modelos, o Vauxhall Corsa (22.212) manteve a 1ª posição do ano passado, mas com queda de 9%. Com isso, o Ford Puma (18.367) se aproveitou para saltar da 5ª para a 2ª posição. Com nova geração muito bem aceita no mercado local, o Nissan Qashqai destronou o Mini por apenas 42 unidades (16.583 x 16.541) para garantir presença no pódio.
Sexto em 2021, o Kia Sportage (16.119) entrou no top 5 muito próximo dos dois modelos que ficaram à sua frente. Terceiro há um ano, o VW Golf (13.139) perdeu quase 1/3 de seus consumidores e despencou para o 9º lugar. Além do vice-líder Puma, a Ford ainda emplacou o Kuga (13.724) em 8º. Além da marca norte-americana, apenas a Kia – que também assegurou o Niro (14.114) em 7º - teve dois modelos no top 10.
POS. | MODELO | 1º SEM.22 | % MERCADO 2022 | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | VAUXHALL CORSA | 22.212 | 2,8% | 24.399 | 2,7% | -9,0% | 1º |
2º | FORD PUMA | 18.367 | 2,3% | 18.232 | 2,0% | 0,7% | 5º |
3º | NISSAN QASHQAI | 16.583 | 2,1% | 16.482 | 1,8% | 0,6% | 6º |
4º | MINI | 16.541 | 2,1% | - | - | - | - |
5º | KIA SPORTAGE | 16.119 | 2,0% | 16.310 | 1,8% | -1,2% | 7º |
6º | HYUNDAI TUCSON | 14.906 | 1,9% | - | - | - | - |
7º | KIA NIRO | 14.114 | 1,8% | - | - | - | - |
8º | FORD KUGA | 13.724 | 1,7% | - | - | - | - |
9º | VW GOLF | 13.139 | 1,6% | 19.608 | 2,2% | -33,0% | 3º |
10º | TESLA MODEL Y | 12.011 | 1,5% | - | - | - | - |
Observação:
- Números do 1º semestre/21 indisponíveis para Mini, Hyundai Tucson, Kia Niro, Ford Kuga e Tesla Model Y.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog