Nissan Leaf: um dos primeiros carros elétricos do Brasil pode sair de linha
Fontes não-oficiais dizem que o hatch elétrico tem apenas mais alguns anos de vida
O Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico da marca produzido em massa. Lançado globalmente em 2010, o hatch veio ao Brasil inicialmente como táxi para um período de teste. Por aqui, começou a ser oferecido ao público em 2019. Ele chegou ao nosso mercado quase ao mesmo tempo que carros como Renault Zoe e Chevrolet Bolt, marcando uma das maiores ofensivas de elétricos em nosso país.
No entanto, o tempo do Nissan Leaf estaria chegando ao fim. De acordo com um artigo da Automotive News, baseado em uma fonte não-oficial, o Nissan Leaf será eliminado gradualmente. A produção do hatch elétrico hoje acontece em três locais: Japão, EUA e Reino Unido.
Mas a produção deverá terminar em meados até a metade da década, ou 2025 aproximadamente. Como já estamos no segundo semestre de 2022, isso significa apenas mais alguns anos de vida para o Nissan Leaf, na melhor das hipóteses. Não há nem rumores a respeito de uma próxima geração do Leaf, mas há especulações sobre um modelo totalmente novo que o substituiria.
A Automotive News observou que a Nissan não quis especular sobre o rumor, mas não ficaríamos surpresos se isso fosse verdade. No caso da fábrica de Sunderland, no Reino Unido, já sabemos que a marca prepara a linha de montagem para receber um novo crossover elétrico, baseado na plataforma CMF-EV. Ele será produzido no lugar do Leaf em algum momento de 2025.
A Nissan começou cedo a investir em carros totalmente elétricos, incluindo três fábricas dedicadas e produção própria de baterias por meio de uma joint venture com a NEC. A empresa esperava introduzir 4 modelos a partir do projeto do Leaf e atingir larga escala de produção em massa.
Infelizmente, as vendas foram menores que o esperado. Só a fábrica em Smyrna, Tennessee (EUA), esperava produzir 150.000 unidades e 200.000 packs de baterias. Mas mesmo em seu melhor ano (2014), a Nissan vendeu apenas 30.200 unidades do hatch elétrico nos EUA. Hoje, as vendas anuais da Leaf por lá estão na faixa das 15 mil unidades.
Agora, parece que o Leaf só coexistirá com o Nissan Ariya até que novos modelos 100% movidos por baterias cheguem ao mercado. Até 2030, a Nissan tem planos de expandir sua linha de elétricos para 15, além de mais 23 eletrificados. Nos EUA, a Nissan projeta 40% do total de vendas concentradas em 100% elétricos até 2030.
Fonte: Automotive News
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