A Apple tem grandes planos para a nova geração do sistema CarPlay. Algumas imagens e informações foram reveladas durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), feira da fabricante que começou hoje nos EUA e que será parte do iOS 16. O sistema irá se integrar ainda mais com o veículo, para permitir que trabalhe com várias telas, inclusive o painel de instrumentos digital.

Como a apresentação falou rapidamente de algumas das novidades do iOS 16, ainda não sabemos tudo sobre o novo Apple CarPlay. Ainda assim, as imagens divulgadas já adiantam muitas das mudanças. O sistema irá além da central multimídia, pois a Apple promete que a tecnologia poderá ser usada no painel de instrumentos digital, incorporando todas as informações do veículo como velocímetro, tanque de combustível e mais. As telas podem ser personalizadas com vários designs, cores e widgets, como um espaço para mostrar a previsão do tempo e outra para o player de música.

Galeria: Nova geração do Apple CarPlay

Isto confirma os rumores de que a Apple estava trabalhando para expandir o alcance do CarPlay, de forma que controlasse algumas funções do veículo. Será possível mexer no ar-condicionado, aquecimento dos bancos, rádio e mais, sem ter que deixar a tela do sistema. Ainda teria acesso a mais aplicativos, por ainda utilizar a interface do iPhone e isto só dependeria da atualização do próprio sistema do smartphone.

Como dissemos, o CarPlay não foi o destaque da apresentação da Apple, pois estava entre as novidades do iOS 16, a próxima atualização do firmware do iPhone. Com vários carros oferecendo diversas telas e clusters digitais, a evolução do CarPlay parece natural para os usuários do iPhone. Por outro lado, isto levanta várias dúvidas, pois não sabemos como isto funcionaria, embora a Apple diga que está trabalhando com várias fabricantes.

Será que este sistema será a base para os paineis de instrumentos digitais? Ou a imagem mostrada será alterada conforme o cliente ativa a função no smartphone? Como isto pode afetar quem usa um celular Android, que ainda é o sistema mais usado no mundo? Ainda levará um tempo para que esteja disponível, visto que a falta de semicondutores tem obrigado algumas fabricantes, como a BMW, a remover temporariamente o CarPlay de seus veículos.

Saberemos mais sobre o novo Apple CarPlay no 2º semestre, quando a fabricante deve apresentar o seu novo iPhone e falar sobre as novidades do iOS 16. A empresa afirma que os primeiros carros compatíveis com o novo CarPlay serão lançados no final de 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com