Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Equinox prepara uma mudança mecânica para os Estados Unidos. De acordo com o sitema GM Authority, a fabricante fará o lançamento da linha 2023 no país com uma troca de motor. Ainda será um 1.5 turbo, mas de uma geração mais nova, ganhando um pouco mais de potência e com uma performance melhor de economia e redução na quantidade de poluentes emitidos.

O GM Authority explica que o Chevrolet Equinox atual usa o motor 1.5 da família LYX. Gera 172 cv a 5.600 rpm e 27,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, trabalhando sempre com uma transmissão automática de 6 marchas e, dependendo da versão, pode ter tração dianteira ou integral. A partir da linha 2023, o SUV médio receberia o 1.5 LSD, com 177 cv a 5.800 rpm e os mesmos 27,8 kgfm a 2.000 rpm. Ou seja, ganharia 5 cv.

Esta mudança seria faita para que o utilitário use um motor mais econômico e menos poluente. O LSD é a oitava geração da família EcoTec da GM e este propulsor foi feito para ser usado mundialmente, atendendo às normas mais exigentes de emissões. Fez a sua estreia na China, sob o capô do Buick Verano Pro, mas lá utiliza as transmissões automática de 9 marchas e uma CVT, dependendo da configuração. Na época, a GM dizia que o novo motor é 6% mais eficiente do que o anterior, quando usado pelo modelo da Buick. Estaria até pronto para usar um sistema híbrido-leve de 48V, ou opções híbridas normal e plug-in.

Não seria uma surpresa ver esta troca de motor realmente acontecer. A GM tem mexido na mecânica do Equinox algumas vezes, como acabando com a versão 2.0 turbo, por conta da baixa procura nos Estados Unidos (seu principal mercado). Como o SUV ganhará mais alguns cavalos sem que perca desempenho ou rendimento, será uma mudança bem vinda para o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no país norte-americano.

A alteração terá efeito também no Brasil, mas pode acontecer apenas no ano que vem. O carro chega importado do México, onde é feito para todo o continente americano, então qualquer mudança afeta todos os mercados. Como acabou de chegar ao país, a GM deve segurar um pouco esta troca do motor para não penalizar quem adquiriu o veículo agora. O Chevrolet Equinox 2023 ainda não tem uma data de estreia definida.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com