As vendas diretas registraram uma evolução significativa em maio, quando representaram 48% dos 174.814 automóveis e comerciais leves emplacados no país – em abril esse percentual foi inferior a 42% e em março sequer chegaram a 37%. Líder pelo 21º mês seguido, a Fiat respondeu por 28,11% do total, com a Volkswagen (15,53%) em 2º e uma disputa acirrada entre Chevrolet (11,77%), Hyundai (11,51%) e Jeep (11,32%) pela 3ª posição.
Líder entre os automóveis na modalidade pela última vez em abril de 2020, o Hyundai HB20 (6.174) conquistou a posição de honra com quase 2/3 de seus registros fora do varejo, algo incomum nos últimos anos. Ausente das primeiras posições nos últimos meses por problemas de produção, o Volkswagen Gol (5.531) garantiu o 2º lugar, com o Fiat Mobi (4.729) completando o pódio.
Preferido no mês anterior e nº 1 entre os SUVs, o Compass (4.386) foi acompanhado pelo Renegade (3.919) no top 5. Em situação similar à do Gol, o VW Voyage (3.465) foi o 6º, garantindo a liderança entre os sedãs. Com forte crescimento nos últimos dias de maio, o Nissan Kicks (2.792) foi o 7º. Atrás do Fiat Cronos (2.619) por apenas 16 unidades, o Peugeot 208 (2.603) possivelmente sentiu o impacto da chegada da versão 1.0 ao mercado.
Líder no varejo, o Chevrolet Onix (1.528) foi apenas o 16º, vendendo menos do que a Chevrolet Spin (1.543). Único modelo de passeio da Citroën à venda até a chegada do novo C3, o C4 Cactus (1.431) teve nada menos do que 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.
Também do grupo Stellantis, o Peugeot 2008 (1.008) foi a quase 97%. Assim como em abril, os únicos modelos com total dependência da modalidade foram da Volvo: XC60 (279), XC40 (109), XC90 (108) e C40 (86). Em situação oposta, o novato Honda City Hacth (51) teve mais de 97% de suas unidades comercializadas no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI.22 (A) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
6.174 |
64,09% |
9.634 |
2º |
VW GOL |
5.531 |
79,24% |
6.980 |
3º |
FIAT MOBI |
4.729 |
63,11% |
7.493 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.386 |
74,04% |
5.924 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.919 |
71,40% |
5.489 |
6º |
VW VOYAGE |
3.465 |
98,69% |
3.511 |
7º |
NISSAN KICKS |
2.792 |
57,07% |
4.892 |
8º |
FIAT CRONOS |
2.619 |
71,13% |
3.682 |
9º |
PEUGEOT 208 |
2.603 |
92,57% |
2.812 |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
2.201 |
33,53% |
6.564 |
11º |
HYUNDAI HB20S |
1.868 |
62,20% |
3.003 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.829 |
32,39% |
5.647 |
13º |
VW T-CROSS |
1.810 |
28,25% |
6.406 |
14º |
FIAT ARGO |
1.617 |
47,35% |
3.415 |
15º |
CHEVROLET SPIN |
1.543 |
80,11% |
1.926 |
16º |
CHEVROLET ONIX |
1.528 |
21,88% |
6.982 |
17º |
HYUNDAI CRETA |
1.494 |
23,30% |
6.411 |
18º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.431 |
90,00% |
1.590 |
19º |
TOYOTA COROLLA |
1.288 |
30,89% |
4.169 |
20º |
JEEP COMMANDER |
1.196 |
85,12% |
1.405 |
21º |
FIAT PULSE |
1.175 |
23,74% |
4.950 |
22º |
PEUGEOT 2008 |
1.008 |
96,74% |
1.042 |
23º |
RENAULT SANDERO |
639 |
58,68% |
1.089 |
24º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
502 |
46,27% |
1.085 |
25º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
455 |
11,65% |
3.905 |
26º |
VW NIVUS |
441 |
10,79% |
4.087 |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
394 |
17,27% |
2.281 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
347 |
25,65% |
1.353 |
29º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
322 |
56,89% |
566 |
30º |
RENAULT DUSTER |
314 |
23,95% |
1.311 |
31º |
RENAULT LOGAN |
280 |
85,11% |
329 |
32º |
VOLVO XC60 |
279 |
100,00% |
279 |
33º |
HONDA CITY |
262 |
10,99% |
2.383 |
34º |
VW VIRTUS |
234 |
39,53% |
592 |
35º |
RENAULT KWID |
153 |
5,55% |
2.757 |
36º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
150 |
71,77% |
209 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
121 |
13,18% |
918 |
38º |
VOLVO XC40 |
109 |
100,00% |
109 |
39º |
VOLVO XC90 |
108 |
100,00% |
108 |
40º |
HYUNDAI TUCSON |
106 |
67,95% |
156 |
41º |
RENAULT CAPTUR |
101 |
42,08% |
240 |
42º |
VW TAOS |
89 |
11,63% |
765 |
43º |
VOLVO C40 |
86 |
100,00% |
86 |
44º |
TOYOTA SW4 |
80 |
6,25% |
1.279 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
68 |
10,76% |
632 |
46º |
BMW X1 |
55 |
11,60% |
474 |
47º |
PEUGEOT 3008 |
55 |
78,57% |
70 |
48º |
AUDI Q5 |
53 |
63,86% |
83 |
49º |
HONDA CITY HATCH |
51 |
2,83% |
1.800 |
50º |
FORD TERRITORY |
46 |
40,35% |
114 |
Novamente a campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (8.745) teve mais de ¾ de seus registros na modalidade. Bem distante da líder, Fiat Toro (2.967) e Chevrolet S10 (2.067) repetiram as posições dos dois meses anteriores. De volta ao top 5, a VW Saveiro (1.448) emplacou apenas 8 unidades no varejo. Já as três picapes da Ram à venda por aqui – 1500, 2500 e 3500 – superaram os 90% de dependência.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAI.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
8.745 |
75,83% |
11.532 |
2º |
FIAT TORO |
2.967 |
56,12% |
5.287 |
3º |
CHEVROLET S10 |
2.067 |
76,13% |
2.715 |
4º |
FIAT FIORINO |
1.521 |
70,25% |
2.165 |
5º |
VW SAVEIRO |
1.448 |
99,45% |
1.456 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.264 |
30,49% |
4.145 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
1.005 |
55,25% |
1.819 |
8º |
FORD RANGER |
512 |
42,14% |
1.215 |
9º |
RENAULT MASTER |
388 |
33,16% |
1.170 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
287 |
39,81% |
721 |
11º |
PEUGEOT EXPERT |
248 |
57,81% |
429 |
12º |
CITROËN JUMPY |
246 |
63,57% |
387 |
13º |
FIAT DUCATO |
166 |
67,21% |
247 |
14º |
FORD MAVERICK |
143 |
81,25% |
176 |
15º |
RAM 2500 |
98 |
100,00% |
98 |
16º |
RAM 3500 |
86 |
91,49% |
94 |
17º |
RENAULT DUSTER OROCH |
52 |
13,51% |
385 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
40 |
21,16% |
189 |
19º |
RAM 1500 |
32 |
91,43% |
35 |
20º |
FOTON AUMARK 1039 |
12 |
100,00% |
12 |
21º |
IVECO DAILY 35-150 |
11 |
4,87% |
226 |
22º |
HYUNDAI HR |
7 |
17,07% |
41 |
23º |
CITROËN JUMPER |
4 |
57,14% |
7 |
24º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
42,86% |
7 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
3 |
3,30% |
91 |
26º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
27º |
FORD TRANSIT |
2 |
40,00% |
5 |
28º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
29º |
KIA K2500 |
2 |
0,82% |
245 |
30º |
VW AMAROK |
2 |
4,26% |
47 |
31º |
IVECO DAILY |
1 |
2,33% |
43 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança