A Hyundai apresentou a linha 2025 para HB20 e HB20S ainda no início de maio, mas não aproveitou a oportunidade para apresentar mudanças. Elas foram acontecendo aos poucos e sem alarde após o lançamento. Primeiro, o HB20 turbo com câmbio manual saiu de linha por conta das vendas baixas. Mas as alterações continuam acontecendo na surdina.
O site da marca mostra uma transição para uma das versões turbinadas, tanto para o HB20 quanto para o HB20S 2025. Antes, hatch e sedã possuíam uma configuração Comfort Plus aspirada e com câmbio manual e outra Comfort Plus com motor turbo e câmbio automático. Elas ainda constam no site oficial da marca.
A questão é que, junto à Comfort Plus manual e à Comfort Plus turbo automática, o site da Hyundai também exibe uma nova Comfort Plus Tech turbo automática. A nova opção aparece tanto para o HB20 quanto para o HB20S 2025. Hatch e sedã nesta nova configuração ganham os seguintes equipamentos na comparação com a Comfort Plus turbo: start-stop, ar-condicionado automático e central multimídia com tela maior, de 8".
A mecânica permanece inalterada, com a versão Comfort Plus Tech oferecendo sobre o capô o mesmo 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível e três cilindros, capaz de entregar até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque independentemente se abastecido com etanol ou gasolina. O câmbio é sempre automático de 6 velocidades, assim como todas as configurações com propulsor turbo.
A grande diferença aparece no preço. Para o HB20 2025, a versão Comfort Plus turbo custa R$ 109.490 após ter ficado R$ 600 mais cara no último reajuste aplicado pela Hyundai. A Comfort Plus Tech turbo já sai por R$ 111.990, um acréscimo de R$ 2.500. Já no HB20S 2025, a Comfort Plus turbo foi a única a escapar do reajuste, permanecendo em R$ 114.990. A Comfort Plus Tech acrescenta R$ 2.600 ao valor, saindo por R$ 117.590.
Enquanto a estratégia poderia ter sido no sentido de segurar o aumento de preços ao menos para uma versão, enquanto a nova acrescentaria mais equipamentos pelo valor adicional, a Hyundai parece ter adotado uma estratégia confusa mesmo. Questionada pelo Motor1.com Brasil, porta-vozes da marca confirmaram que os HB20, hatch e sedã, na versão Comfort Plus turbo sairão de linha em breve, com a Comfort Plus Tech tomando seu lugar.
A primeira ainda aparece no site da marca por conta da presença de unidades residuais ainda disponíveis para venda. De acordo com a Hyundai, a alteração visa "apenas um ajuste de nomenclatura, pois tanto o aspirado manual quanto o turbo automático se chamavam apenas Comfort Plus".
O problema é que o salto do motor aspirado para o turbo em preço ficará ainda mais proibitivo. O HB20 Limited Plus 1.0 aspirado custa R$ 96.390 após ter passado por um reajuste de R$ 2.900 em julho. Ainda assim, serão necessários mais R$ 15.600 para chegar no HB20 Comfort Plus Tech 1.0 turbo, valor que era de R$ 13.100 antes com a Comfort Plus 1.0 turbo. No sedã HB20S, esse mesmo pulo custará R$ 15.500 (era de R$ 12.900).
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