Novo Peugeot 408 abandona carroceria sedã e será um SUV-cupê
Utilitário será apresentado no final de junho para enfrentar o Renault Arkana na Europa
O Renault Arkana tem estado sozinho no segmento dos SUV-cupês mais acessíveis do mercado na Europa. Mas esta moleza já tem data para acabar. No final de junho, o novo Peugeot 408 será lançado. Esqueça o sedã médio que foi vendido no Brasil, pois agora o carro será um SUV-cupê e a marca o chama de "uma nova espécie".
De acordo com o comunicado enviado pela Peugeot, o novo 408 será um modelo que "combina de forma original os detalhes característicos de um SUV com a silhueta dinâmica de um fastback." É exatamente o que vimos nos flagras do carro rodando pelas ruas. Apesar de mostrar uma foto da frente, a fabricante francesa ainda não divulga qualquer detalhe sobre o crossover.
Entretanto, é bem provável que seja montado com a plataforma EMP2, usada pelas gerações atuais de Peugeot 308 e Opel Astra. A produção deve ser feita em Mulhouse (França), na mesma linha de montagem que o hatch 308.
Não esperamos nenhuma surpresa sobre sua motorização, copiando o que é oferecido no 308. Assim, deve ter uma versão básica com o 1.2 turbo de três cilindros e 130 cv, o 1.5 diesel de 130 cv e duas versões híbridas plug-in.
As duas variantes eletrificadas devem utilizar o 1.6 turbo combinado a um motor elétrico. Teriam dois níveis de potência, de 180 cv e 225 cv. A bateria, com uma capacidade de aproximadamente 15 kWh, deve entregar uma autonomia elétrica de 50 km, pelo ciclo de testes WLTP usado na Europa.
Embora a Peugeot já tenha confirmado que lançará um 308 totalmente elétrico em 2023, ainda não sabemos se o 408 também contará com uma opção dessas. Como é baseado na mesma plataforma e o 308 já foi confirmado, a marca deve deixar o lançamento do 408 elétrico para um segundo momento.
A apresentação do novo Peugeot 408 está agendada para o final de junho. Sua chegada às lojas europeias deve acontece perto do último trimestre, como normalmente acontece com as novidades do grupo Stellantis. Considerando a falta de componentes que continua a atrapalhar a indústria, é possível até que o início das vendas fique para 2023.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 17:00 Onix lidera varejo em abril; Dolphin Mini é o 1º elétrico no Top 10
- 16:30 GM para produção do Onix sem previsão de volta por conta das chuvas no RS
- 15:08 Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
- 14:14 GM demite por telegrama na fábrica da S10
- 12:45 Fisker está perto da falência e produção do Ocean pode não ser retomada
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking