Se você quisesse uma moto de entrada da KTM, você estaria limitado à gama de modelos 390. Na Ásia ou na Europa, ainda há opções 125, 200 e 250. Embora as 390 monocilíndricas sejam muito divertidas tanto para iniciantes quanto para condutores experientes, não há como negar que há algum espaço a ser preenchido entre a série 390 e as motos maiores das gamas 790 e 890.

É neste ponto que a KTM está se planejando posicionar uma nova gama 490.Convenientemente, os rumores em torno dessa novidade estão circulando há mais de um ano, portanto temos mais ou menos uma ideia do que esperar. De acordo com várias fontes, muitas delas na Índia onde a KTM fabrica suas motos em parceria com a Bajaj, esperamos que a série 490 tenha as opções Duke, RC, e Adventure. Além disso, espera-se que a revelação ocorra ainda em 2022.

KTM Expected To Debut 490 Range Of Street Bikes In 2022

A publicação indiana GaadiWaadi cita uma apresentação vazada da matriz da KTM, a Pierer Mobility, para nos dar uma ideia das próximas motos da linha 490. Além, é claro, dos modelos Duke, RC e Adventure, parece que os nomes Supermoto e Enduro também estão em preparação. Outra teoria que poderia sugerir ainda mais sobre a série 490 está vem de ninguém menos que que a CFMOTO, parceira chinesa da KTM.

A CFMOTO revelou recentemente a motocicleta esportiva 450SR. Equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 450 cm³, parece seguir uma fórmula semelhante a outras motos esportivas de entrada como a Ninja 400 ou Honda CBR500R. Entretanto, quando olhamos um pouco mais de perto as especificações técnicas do motor, descobrimos que ele tem um virabrequim de 270 graus, semelhante ao que a Yamaha tem em seu motor de 689 cm³.

Dito isto, certamente parece que o motor encontrado na CFMOTO 450SR será o mesmo que irá ser usado na série 490 da KTM. Neste ponto, entretanto, nada é oficial, já que a KTM ainda não divulgou nada sobre as especificações técnicas e a data específica de lançamento da linha de motos 490. Apesar da proximidade, é difícil dizer que a novidade substitua as atuais KTM 390.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com