A KTM já está acostumada a lançar edições especiais de suas motos de rua inspiradas pelos modelos de competição da MotoGP. Em abril de 2021, a marca lançou uma Duke 890 exclusiva para a França com as pinturas da equipe Tech3 KTM. Alguns meses depois, em julho daquele ano, deu mais um passo adiante, introduzindo a RC 8C, inspirada no MotoGP e derivada da Duke.

Quando a KTM declarou fevereiro como o "mês dos nakeds médias" e lançou um teaser da 890 Duke GP, muitos críticos e fãs esperavam que a revelasse uma moto com a esportividade ainda mais afinada. Infelizmente, a empresa teve outras ideias. Ela apresentou a 890 Duke GP baseada na versão de entrada e não no modelo 890 Duke R de maior capacidade.

Galeria: KTM 890 Duke GP 2022

A primeira pista é a moldura preta da 890 Duke GP 2022 . Todos os modelos KTM com sufixo R recebem uma peça laranja, enquanto as variantes padrão têm peças pretas. A Duke GP, porém, substitui o subchassi traseiro preto pela pintura laranja. Essa versão também elimina o banco do garupa, tornando o assento em monoposto.

A 890 GP da Duke também compartilha os dados de potência e lista de equipamentos da versão de entrada. Enquanto a 890 Duke R ostenta 119 cv, a GP entrega 114 cv. O condutor pode não sentir essa diferença de performance, mas os freios têm uma diferença mais considerável. Enquanto a 890 Duke R tem freios Brembo Stylema com discos frontais duplos de 320mm de diâmetro, a GP tem discos de 300mm com pinças convencionais.

Todas as KTM 890 Duke compartilham o mesmo conjunto de suspensões WP na dianteira e na traseira. Elas também trazem controle de tração sensível à inclinação, modos de pilotagem (Street, Sport e Rain), ABS atuante em curvas, painel de instrumentos com tela TFT e iluminação por lâmpadas de LED.

Naturalmente, o que é mais notável da 890 Duke GP é a pintura laranja inspirada na equipe Tech3 e o logo KTM superdimensionado. Com a 890 Duke R já utilizando o esquema de cores da equipe oficial da marca na MotoGP, a KTM Factory Team, a 890 Duke GP se encaixa se encaixa como opção intermediária na linha da naked. A KTM ainda não os  preços e a moto só deve chegar às lojas europeias a partir de abril.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com