A próxima geração Civic Type R foi flagrada pela primeira vez em maio de 2020, mas só em outubro de 2021 é que a Honda confirmou que o hot hatch estava chegando. Desde então, já vimos algumas previsões oficiais e agora finalmente sabemos quando ele chegará. Falando com a revista Carsales, o diretor da Honda Austrália, Stephen Collins, anunciou que a estreia mundial ocorrerá no próximo mês:

"Ele [o Honda Civic Type R 2023] será mostrado na íntegra em junho durante o verão europeu, já perdendo as camuflagens que estavam sendo usadas anteriormente".

Sua estreia global será seguida por uma apresentação no início de julho para o mercado norte-americano, durante um evento da IndyCar Series. Curiosamente, o protótipo que a Honda mostrará nos EUA ainda estará disfarçado. O novo Honda Civic Type R também foi confirmado para o Brasil, devendo chegar em 2023 por aqui.

Honda Civic Type R 2023 bate recorde em Suzuka para tração dianteira

Acredita-se que seja o último Honda movido somente a combustão para o mercado da Europa. O novo Civic Type R deverá usar uma evolução de seu motor 2.0 turbo. O antigo modelo da geração FK8 oferecia 316 cv, mas os entusiastas esperam que os engenheiros encontrem mais potência.

A Honda já confirmou que o Civic Type R será oferecido exclusivamente com uma caixa de câmbio manual, como é o caso do Si sedan. As chances são de que o modelo da próxima geração queira recuperar o recorde de carro de produção com tração dianteira mais rápido de Nurburgring. O título pertence atualmente ao Renault Megane RS Trophy-R com um tempo de 07:40,1 estabelecido em abril de 2019.  

Com três pedais, um motor a combustão potente e sem eletrificação, o Civic Type R está se preparando para ser um dos últimos carros esportivos acessíveis a se manter fiel à fórmula tradicional deste nicho. Ao mesmo tempo, ele terá um visual substancialmente mais civilizado do que seu predecessor. Dito isto, ele ainda terá uma grande asa traseira e o sistema de exaustão triplo.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


Saiba quais serão os lançamentos da Honda no Brasil até 2023. Explicamos as versões e quando chega o novo HR-V e qual foi a versão escolhida para o novo Honda Civic no Brasil. Outra novidade importante será o lançamento de um SUV inédito no Brasil, acima do HR-V, já em 2023. Para completar a linha de eletrificados no país, a Honda terá a nova geração do CR-V, maior, e apenas na versão híbrida. E para realizar o sonho de muitos entusiastas, a Honda lançará o esportivo Civic Type-R no Brasil no fim de 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com