Após meses quase que sem mandar notícias, a Honda fez um mega-anúncio para o mercado brasileiro. Ele incluiu a confirmação de diversos lançamentos para cá e, entre eles, estavam as duas novas iterações do HR-V. Tanto o modelo global quanto o norte-americano, maior, chegarão por aqui em agosto e no ano que vem, respectivamente.

Agora, preparando o terreno para esta enxurrada de lançamentos, a Honda também anunciou que nacionalizará mais algumas etapas do processo produtivo. A empresa informou que passou a montar em 3 de maio, na cidade de Itajaí (SC), conjuntos de transmissão e motor, utilizando peças importadas.

Comparativo: Honda City Hatchback Touring vs. Fiat Pulse Impetus

A Honda não confirmou o tamanho desta linha de montagem, não informou o quanto foi investido e nem exatamente de onde virão as peças que serão utilizadas pela unidade produtiva catarinense. Até o momento, a nova linha de montagem trabalhará em paralelo com a unidade da empresa em Sumaré (SP), atualmente responsável pela fabricação propriamente dita de motores.

A informação que a Honda confirmou até o momento é que a linha de montagem catarinense terá capacidade para fornecer 300 conjuntos de transmissão por dia. Em Itajaí, será montada a caixa de transmissão automática CVT a ser utilizada pelos novos City Hatch e City sedã com o motor 1.5 flex dotado de injeção direta de combustível. Segundo a marca:

A iniciativa está em linha com os constantes estudos realizados pela empresa com o objetivo de agregar maior agilidade, eficiência e competitividade à sua operação.

Após montado, o conjunto de transmissão seguirá para a unidade de Sumaré, para ser integrado ao motor e, posteriormente, transferido para a fábrica de Itirapina (SP), onde são produzidos os automóveis Honda.

Motor do novo HR-V será montado aqui

Honda HR-V 2023 (Indonésia)
Honda HR-V 2023

Outra contribuição importante da linha da Honda em Itajaí virá a partir de agosto. Além do câmbio do City, a unidade montará o inédito motor 1.5 turbo flex naquela data. O propulsor será utilizado pela nova geração do Honda HR-V nacional, que deve ser apresentado em agosto, já como linha 2023. A transmissão nesse caso também deve ser CVT, mas pode não ser a mesma do City.

O 1.5 turbo já é um conhecido, mas agora aceitará gasolina e etanol. Ainda não se fala sobre potência e torque, mas é esperado que tenha mais que os 173 cv e 22,4 kgfm do motor que estava no HR-V Touring e Civic Touring. Como referência, são 177 cv e 24,4 kgfm no HR-V da Indonésia.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com