Honda ZR-V é o SUV inédito que será lançado no Brasil
No Brasil em 2023, utilitário é apresentado na China com motor 1.5 turbo de 182 cv
Faz dois anos que a Honda registrou o nome ZR-V em diversos países e muitos apostavam que seria um novo SUV de entrada, com menos de 4 metros de comprimento. Só que todo mundo errou, pois o nome foi adotado pela versão global do HR-V norte-americano, um SUV médio baseado no Civic e que será vendido no Brasil em 2023. O modelo foi apresentado na China adiantando muito do que veremos do carro quando for lançado.
Apesar do carro ter sido mostrado oficialmente, muitos detalhes do Honda ZR-V ainda são um mistério, como o seu tamanho e lista de equipamentos. Ao menos, já sabemos sobre os motores. Na China, será vendido com o 2.0 aspirado de 158 cv nas versões de entrada e o 1.5 turbo de 182 cv nas configurações mais caras. A versão norte-americana só teve o 2.0 confirmado até o momento, como revelou dados da agência reguladora do estado da Califórnia. A transmissão CVT será a única opção e terá tração dianteira.
Espera-se que tenha cerca de 4,45 metros de comprimento, pois ficará entre o HR-V (4,34 m) e o novo CR-V (que crescerá para passar dos atuais 4,60 m). Assim, complementará a linha de SUVs da Honda. O HR-V, feito em Itirapina (SP) e que estreará em agosto, será a opção mais acessível; o ZR-V irá atrás de alguns clientes do Toyota Corolla Cross e do Jeep Compass; e o CR-V será uma opção maior e com 7 lugares.
Será produzido na China pela GAC-Honda, uma das duas joint ventures que a fabricante tem por lá. A marca diz que o nome ZR-V utiliza a letra “Z” por ser um carro para atender à “visão de mobilidade da Geração Z e quebrar paradigmas em busca de novas experiências.” O site oficial já aponta que é um modelo global, uma indicação de que o nome será usado em outros mercados.
A versão chinesa tem algumas diferenças específicas para o gosto local, com rodas novas, teto panorâmico e uma moldura cromada imitando a saída do escapamento. De resto, o estilo é o mesmo, com os faróis e para-choque dianteiro inspirados no Civic, enquanto a grade tem um formato inédito para a empresa. A GAC-Honda não mostrou o interior, mas teasers da versão norte-americana adiantam que terá um painel igual ao do sedã médio.
O Honda ZR-V começará a ser vendido nos EUA nos próximos meses, com o nome de HR-V (o país não terá o modelo global como nós) e, na China, o lançamento acontecerá no 2º semestre. Por aqui, a estreia já foi confirmada para 2023. A Honda vai focar na chegada do HR-V em agosto e da nova geração do Civic, importada do Canadá na versão híbrida, desembarcando no 4º trimestre. Além do ZR-V, a fabricante ainda confirmou o novo CR-V com motor híbrido e, pela primeira vez, o esportivo Civic Type R, todos chegando no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet terá 10 lançamentos no Brasil em 2025; veja o que sabemos
Fusão da Nissan com a Honda não incluirá a Mitsubishi, diz jornal
Em transição para nova fase, Jaguar deixa de vender carros no Brasil
Veja quais foram os 20 carros mais vendidos da Espanha em 2024
Após divergência, Kia estará no Salão do Automóvel 2025
Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid têm aumento de preço de R$ 4.000
Renault confirma fim de Stepway e Oroch com motor 1.3 turbo