Faz dois anos que a Honda registrou o nome ZR-V em diversos países e muitos apostavam que seria um novo SUV de entrada, com menos de 4 metros de comprimento. Só que todo mundo errou, pois o nome foi adotado pela versão global do HR-V norte-americano, um SUV médio baseado no Civic e que será vendido no Brasil em 2023. O modelo foi apresentado na China adiantando muito do que veremos do carro quando for lançado.

Apesar do carro ter sido mostrado oficialmente, muitos detalhes do Honda ZR-V ainda são um mistério, como o seu tamanho e lista de equipamentos. Ao menos, já sabemos sobre os motores. Na China, será vendido com o 2.0 aspirado de 158 cv nas versões de entrada e o 1.5 turbo de 182 cv nas configurações mais caras. A versão norte-americana só teve o 2.0 confirmado até o momento, como revelou dados da agência reguladora do estado da Califórnia. A transmissão CVT será a única opção e terá tração dianteira.

Espera-se que tenha cerca de 4,45 metros de comprimento, pois ficará entre o HR-V (4,34 m) e o novo CR-V (que crescerá para passar dos atuais 4,60 m). Assim, complementará a linha de SUVs da Honda. O HR-V, feito em Itirapina (SP) e que estreará em agosto, será a opção mais acessível; o ZR-V irá atrás de alguns clientes do Toyota Corolla Cross e do Jeep Compass; e o CR-V será uma opção maior e com 7 lugares.

Será produzido na China pela GAC-Honda, uma das duas joint ventures que a fabricante tem por lá. A marca diz que o nome ZR-V utiliza a letra “Z” por ser um carro para atender à “visão de mobilidade da Geração Z e quebrar paradigmas em busca de novas experiências.” O site oficial já aponta que é um modelo global, uma indicação de que o nome será usado em outros mercados.

Honda HR-V 2023 (USA)
Honda HR-V 2023 (USA)

A versão chinesa tem algumas diferenças específicas para o gosto local, com rodas novas, teto panorâmico e uma moldura cromada imitando a saída do escapamento. De resto, o estilo é o mesmo, com os faróis e para-choque dianteiro inspirados no Civic, enquanto a grade tem um formato inédito para a empresa. A GAC-Honda não mostrou o interior, mas teasers da versão norte-americana adiantam que terá um painel igual ao do sedã médio.

O Honda ZR-V começará a ser vendido nos EUA nos próximos meses, com o nome de HR-V (o país não terá o modelo global como nós) e, na China, o lançamento acontecerá no 2º semestre. Por aqui, a estreia já foi confirmada para 2023. A Honda vai focar na chegada do HR-V em agosto e da nova geração do Civic, importada do Canadá na versão híbrida, desembarcando no 4º trimestre. Além do ZR-V, a fabricante ainda confirmou o novo CR-V com motor híbrido e, pela primeira vez, o esportivo Civic Type R, todos chegando no ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com