O palco da Formula 1 vai bem além dos monopostos, as estrelas. Cada vez mais presente (e algumas vezes polêmico), o Safety Car entra em cena quando acontece algo na pista e sua missão é guiar e segurar os ânimos dos pilotos enquanto algum reparo é feito ou algum carro retirado da pista.
Desde 2021 que Mercedes-AMG e Aston Martin dividem esse palco. Se alternando entre as etapas, esse ano o show é do Mercedes-AMG GT Black Series e do Aston Martin Vantage, ambos com preparações para garantir que conseguirão andar na frente dos carros da Formula 1. E apesar de serem produtos de montadoras diferentes, possuem algumas (quase) semelhanças.
O esportivo britânico foi desenvolvido pela engenharia da marca e deu origem a uma versão para as ruas, o Vantage F1 Edition. Além do exigido para ser um Safety Car, como iluminação, rádios e antenas para comunicação e comunicação visual, o Vantage teve diversas modificações focadas na dirigibilidade, aerodinâmica e potência, que também são regras da FIA.
O Aston Martin Vantage V8 usa um motor 4.0 V8 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG, quase o mesmo que está no GT (M177). Para ser um Safety Car, ele foi de 510 cv para 535 cv e manteve o torque de 69,9 kgfm, mas por mais tempo em pico para melhores respostas na pista. A transmissão automática de 8 marchas, com tração traseira, foi recalibrada para melhor respostas em torque em desacelerações e trocas mais rápidas, para cima ou para baixo. O 0 a 100 km/h é de 3,5 segundos com velocidade máxima de 314 km/h.
O Vantage Safety Car tem diversas mudanças estruturais, principalmente para aumentar a rigidez na dianteira. Molas e amortecedores são mais firmes, assim como a direção foi recalibrada para melhor comunicação com o motorista em altas velocidades. As rodas de 20" foram trocadas por 21" com pneus de perfil mais baixo. Em aerodinâmica, splitter na dianteira, difusor na traseira, assoalho plano e uma grande asa dão até 200 kg a mais de downforce em velocidade máxima que o Vantage V8 normal.
Para 2022, a Mercedes-AMG forneceu seu GT Black Series, um semi-pista que já foi praticamente pronto para a função de Safety Car. Usa o motor M178, também 4.0 V8 biturbo, mas com maior foco em performance. Para o Black Series, são 730 cv e 81,6 kgfm com a transmissão de dupla embreagem e 7 marchas, com tração apenas traseira.
Segundo a AMG, o Black Series recebeu poucas modificações para a função. A suspensão foi ajustada para trabalhar com os pneus Pirelli P Zero, mas os freios são os mesmos da versão de rua. A aerodinâmica foi ajustada, mas é a mesma do carro vendido para os clientes, assim como a suspensão adaptativa e com ajustes manuais. Vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos com velocidade máxima de 325 km/h.
Para se enquadrar nas regras da FIA, o AMG recebeu novos monitores no interior, que é o mesmo das ruas com um rollcage de titânio e bancos concha, e a parte de sinalização foi integrada na dianteira e traseira para não prejudicar a aerodinâmica do carro, com LEDs no parabrisa e asa traseira e até mesmo na placa. A carroceria é naturalmente mais rígida no Black Series, que só fica abaixo dos AMG GT específicos para as pistas.
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