Lançamento de destaque do calendário da BMW neste ano, a nova geração do X1 parece cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Os engenheiros realizam os últimos testes com protótipos, como mostra flagra recente captado em Nürburgring, e o desenvolvimento não deve demorar para ser concluído. A estreia acontecerá dentro de poucos meses, com importantes evoluções em termos de design e tecnologia embarcada.

Pelo que já foi possível notar nos diversos flagras, o X1 2023 ficará ligeiramente mais comprido e mais alto que o atual. Para efeito de comparação, o modelo de hoje mede 4,43 metros de de comprimento, 1,82 m de largura e 1,61 m de altura. O design, no geral, seguirá tendência evolutiva e não trará grandes rupturas.

Galeria: Novo BMW X1 2023 em Nürburgring

Na dianteira, a grade terá novo estilo e ganhará destaque, mas não ficará tão grande quanto nos modelos X7 e Série 4, por exemplo. Chamam atenção ainda as maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico e pensadas para substituir as atuais do tipo puxador. A traseira seguirá com lanternas horizontalizadas e divididas pela tampa do porta-malas, mas agora com design mais dinâmico e delgado. 

Por dentro, as mudanças serão no campo tecnológico. O destaque ficará por conta da gigantesca tela horizontal que abrigará conjuntamente os elementos do quadro de instrumentos e as funções do sistema de entretenimento. Equipamentos de conforto, segurança e assistência à condução também serão atualizados.

BMW Série 2 Active Tourer Plug-in-Hybrid 2022
Painel do novo Série 2 será inspiração para o X1

Mecanicamente, tudo indica que serão mantidos os motores 1.5 de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros, ambos turbo e, dependendo da versão, equipados com sistemas eletrificados (incluindo versões híbridas plug-in). Além disso, já está confirmado o lançamento de uma inédita variante puramente elétrica chamada iX1, com design ligeiramente distinto.

No Brasil, o X1 2023 será lançado logo depois da estreia na Europa. Ao que tudo indica, a produção continuará nacional e concentrada na fábrica de Araquari (SC), onde um novo ciclo de investimento de R$ 500 milhões foi anunciado no ano passado.

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