Quando anunciou a produção da reestilização dos X3 e X4 no Brasil, a BMW anunciou que produzirá também um "modelo inédito", ainda não apresentado no exterior. Até chegamos a considerar o X8, futuro maior SUV, mas fontes nos disseram que se trata de um modelo menor, "mais pé no chão". Pode ser a nova geração do BMW X1.

A nova geração do BMW X1 está em fase final de testes na Alemanha. Manterá a plataforma UKL2, porém crescerá em todas as dimensões, além de um visual menos perua e mais parecido com os irmãos maiores, X3 pra cima. Pelos flagras, percebemos que ficará mais alto, dianteira mais reta e alta, mas sem apelar para grades exageradas. 

Por dentro, o BMW X1 terá o estilo do 100% elétrico iX, com uma grande tela dividida em duas partes, separadas entre o painel de instrumentos e o sistema multimídia. O X1 também irá para o lado da eletrificação, com versões híbridas plug-in e até 100% elétrica, mas que devem chegar ao Brasil apenas importadas.

BMW X1 2022 - Novos flagras
Flagra do painel do novo BMW X1
BMW Série 2 Active Tourer Plug-in-Hybrid 2022
Painel do novo BMW Série 2 Active Tourer

Muitas das novidades já podemos ver no Série 2 Active Tourer, recentemente mostrado na Europa em nova geração. As mudanças na UKL2 para a eletrificação, o interior com o novo painel de instrumentos e até as maçanetas retráteis já podemos cravar como certos para a nova geração do BMW X1.

X1 seguirá nacional

Ao pé da letra, o novo X1 é um carro inédito - e única opção possível dentro do que temos de informações sobre o carro nacional. Além disso, o investimento de R$ 500 milhões não é tão alto quando o comparamos a investimentos para carros 100% novos. Como a plataforma UKL2 já é produzida no atual X1, a adaptação da fábrica é relativamente simples. 

Flagra: Novo BMW X1 2023
BMW X1 2022 - Novos flagras
BMW X1 2022 - Novos flagras

Para o Brasil, o BMW X1 deve manter as opções atuais de motorização, com o 2.0 turboflex. Híbridos plug-in e o iX1 são certos como importados, já que a marca fala que ainda não terá a eletrificação na planta de Araquari (SC) - a produção no Brasil também pode servir para a exportação, como já aconteceu para os Estados Unidos há pouco tempo. 

A apresentação da nova geração do BMW X1 acontece nos próximos meses e podemos já ter notícias sobre a versão brasileira entre este ano e o começo do próximo ano - importante para a marca no Brasil, não deve nem pode demorar muito para chegar aos concessionários. Em volume, é o segundo BMW mais vendido no Brasil, atrás apenas do Série 3. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com