Depois de aproximadamente três anos de operações, a Volkswagen do Brasil deixará de exportar unidades do T-Cross para o México. Dessa forma, o mercado local passará a ser abastecido com unidades fabricadas na Índia, mais precisamente na planta de Pune, estado de Maharashtra. A troca deverá ser oficializada já nos próximos dias e resultará em importantes mudanças mecânicas e de design para o modelo.
O T-Cross produzido na Índia carrega diversas diferenças na comparação com a versão brasileira. Com isso, os mexicanos agora terão o SUV com design mais agressivo e alterações na lista de equipamentos. A plataforma também tem modificações, sendo a chamada MQB IN (específica para os modelos indianos da VW). No mercado indiano, vale lembrar, o SUV recebe o nome de Taigun, mas no México seguirá se chamando T-Cross.
Por fora, o T-Cross indiano adota dianteira com elementos próprios e pagada mais robusta. Nesse ponto, acompanha o design do T-Cross chinês e incorpora para-choque com detalhes prateados, faróis com arranjo interno de luzes próprio e malha exclusiva para a grade. Na traseira, destaque para a faixa vermelha iluminada que faz a ligação entre as lanternas (recurso inexistente no T-Cross brasileiro).
As dimensões acompanham tanto o T-Cross brasileiro quanto o chinês, ou seja, 4,20 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o T-Cross europeu tem apenas 2,56 m de entre-eixos e 4,11 m de comprimento total.
No quesito motorização, os mexicanos terão a vantagem de receber o modelo equipado com propulsor 1.0 TSI de 115 cv e 18,2 kgfm, que poderá ser acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático tradicional de 6 velocidades. O T-Cross brasileiro até então exportado para lá adotava motor 1.6 aspirado.
A troca de versões não deve demorar para acontecer. Tanto é que o primeiro lote, composto por 1.232 unidades, já saiu do porto de indiano de Mumbai com direção ao México. Ao que tudo indica, a mesma substituição poderá ser feita posteriormente com o Virtus, que hoje chega ao mercado mexicano pelo Brasil, mas que também passou a ser fabricado na Índia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen T-Cross vende mais no Brasil do que China e Alemanha somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen T-Cross 2025 alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP