Apresentado oficialmente no início do mês, o reestilizado Volkswagen Virtus 2023 não demorou para ganhar as linhas de montagem da fábrica de Maharashtra, na Índia. Lançamento estratégico da marca no país, o sedã começa a ser produzido localmente nesta semana com importantes atualizações no design, antecipando as novidades que serão aplicadas em todos os demais mercados onde é vendido, especialmente o Brasil.

Na dianteira, o Virtus 2023 incorpora grade do radiador ligeiramente mais estreia, faróis com nova disposição interna de elementos e nova assinatura para as luzes diurnas de LED. Além disso, o para-choque foi completamente remodelado e ganhou detalhes inspirados no design do Jetta (também recentemente reestilizado), incluindo contornos cromados na parte inferior, apliques em preto e nova moldura para as luzes de neblina. Atrás, apenas lanternas com novo arranjo interno de luzes.

Galeria: Volkswagen Virtus 2023

Na cabine, destaque para o novo design da saída do ar-condicionado do lado passageiro (agora mais fina e longa), redesenho nos botões de controle dos faróis, volante novo (o mesmo usado pelos lançamentos mais recentes da marca), nova alavanca de câmbio e mudanças nos comandos do ar-condicionado. Além disso, é destaque da versão GT (por enquanto exclusiva da Índia) o acabamento que combina vermelho e preto brilhante.

Sob o capô, as versões mais caras - como a GT da fotos - adotam motor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A diferença deste propulsor para o 1.4 TSI adotado no Virtus brasileiro está na tecnologia de desativação de cilindros, que reduz consideravelmente o consumo.

Já as configurações mais baratas contam com motor 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm, neste caso com câmbio manual ou um automático com conversor de torque, ambos de 6 marchas.

Volkswagen Virtus 2023

No Brasil, o Virtus reestilizado já roda em testes, mas ainda bastante camuflado. A expectativa é que seja lançado por aqui no 2º semestre, junto com o irmão Polo também renovado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com