Iniciada no Brasil em 2003, a trajetória do EcoSport no portfólio global da Ford está cada vez mais próxima de chegar ao fim. O SUV compacto já saiu de linha em países como China, Tailândia, Índia, Rússia e Brasil, e segue em produção apenas na fábrica de Craiova, na Romênia. Agora, porém, chega a notícia de que a planta europeia também deixará de fazer o modelo e que a oferta na Europa será descontinuada em definitivo.
Com isso, o EcoSport dará adeus ao mercado global e chegará ao fim sem deixar sucessor ou nova geração. A fábrica de Craiova não foi atingida pelo programa de reestruturação da Ford, que fechou unidades no Brasil e na Índia, mas será profundamente modernizada para produzir carros elétricos e, em razão disso, deixará de produzir o EcoSport até o final desse ano. Já os novos EVs, anunciados recentemente, serão fabricados a partir de 2024.
No auge, a planta romena chegou a abastecer 56 países mundo afora, especialmente Europa e algumas regiões da Ásia, África e Oceania. Hoje, com o EcoSport em declínio, atende basicamente o mercado europeu. Por lá, em 2021, o SUV emplacou 31 mil unidades - queda considerável sobre as 45 mil unidades registradas no ano anterior. O resultado é inferior também ao desempenho do primo Puma, montado na mesma fábrica, que emplacou 130 mil exemplares no mesmo período.
Nos mercados europeus ainda à venda, como Espanha, Alemanha e Itália, o EcoSport pode ser adquirido nas versões Titanium, ST-Line e Active. Em comum, todas têm o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 140 cv associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações. Em outros mercados, é ofertado um propulsor 1.5 EcoBlue turbodiesel de iguais 125 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia