Novo Renault Duster está sendo desenvolvido para a Índia

Terceira geração do SUV deverá adotar nova plataforma CMF-B no mercado indiano

Dacia Duster 2024 - Projeção Dacia Duster 2024 - Projeção

Passaram-se duas semanas desde que o Renault Duster foi aposentado na Índia, país no qual a primeira geração era vendida até pouco tempo. Mas parece que o SUV vai retornar ao mercado indiano em uma nova geração baseada na plataforma CMF-B, a mesma que foi anunciada para o Brasil há três dias e que dará origem a um novo SUV por aqui.

As informações são do Autocar India, que indicou que a nova geração do Duster deve fazer sua estreia por volta de 2023 ou 2024 naquele mercado. O antigo Duster vendido até pouco tempo no país era o modelo da primeira geração ainda, cuja plataforma é a famosa B-Zero – a mesma usada pelo Sandero, Logan, Duster e Captur comercializados no Brasil. Na Índia o SUV compacto foi o responsável por colocar a Renault em destaque no país, mas com a chegada de outros utilitários mais modernos acabou perdendo espaço ao longo do tempo.

Dacia Bigster será usado como inspiração para o design do novo Duster

Embora a produção do Duster tenha chegado ao fim no país indiano, a Renault India não vai abandonar o aquecido segmento dos SUVs no país. Tanto que algumas fontes afirmaram ao Autocar India que o novo Duster contará com design bastante estiloso, boa relação de custo x benefício e tecnologia no mesmo nível da concorrência. Embora o SUV venha a ser produzido com base na plataforma nova CMF-B, isso parece que vai ser feito em uma variante voltada a países emergentes, cuja plataforma é batizada de CMF-B LS.

É algo na mesma linha da plataforma da Volkswagen, que tem a MQB A0-IN servindo de base para carros em países em desenvolvimento, como Virtus e Skoda Kushaq (versão simplificada do T-Cross para a India). Assim como a plataforma da VW, a CMF-B LS da Renault manterá seu padrão de qualidade, mas terá parte de sua tecnologia retirada de forma inteligente afim de reduzir custos.

Dessa forma, o novo Duster estará alinhado com as normas globais de segurança e emissões, o que pode indicar o caminho da motorização híbrida para garantir ao utilitário a autonomia de um Duster diesel – opção que foi tirada de linha no país há alguns anos. Versões com tração 4x4 também não estão descartadas.

Dacia Bigster concept

As fontes ouvidas pela publicação também disseram que a montadora quer garantir que o Duster de terceira geração se mantenha fiel ao seu legado, ou seja, de ser um SUV de proposta mais acessível mas também robusto. O mais previsto é que o SUV tenha ainda referências ao design da geração atual, mas trazendo toques de modernidade inspirados no SUV Bigster. Apesar de provavelmente manter parte de seu desenho autoral, o Duster deverá herdar do Bigster as caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e um perfil ainda mais off-road.

Apesar do Duster não ter sido confirmado ainda para a Índia, os membros da empresa ouvidos pela publicação confirmaram que o lançamento do SUV está sendo avaliado para o país. O que pode ajudar nessa tomada de decisão em favor da produção da nova geração do Duster por lá é o bom desempenho da Renault nas vendas no mercado indiano em 2021, sendo a principal montadora europeia no país.

Fabrice Cambolive, vice-presidente sênior de vendas e operações da Renault, parecia bastante otimista. “No geral, acho que temos capacidade para entrar nesse segmento e estamos preparando nossas finanças e analisando isso para os próximos anos”, disse. Caso seja confirmado oficialmente o avanço da plataforma CMF-B LS na Índia, a Nissan marca parceira da Renault na aliança, provavelmente adotará a nova base e assim poderá ajudar a dividir os custos e responsabilidade de desenvolvimento. Ou seja, novos carros poderão surgir a partir desta plataforma no futuro.

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