Eis o novo Volkswagen Virtus 2023, a reestilização do sedã do Polo. Apesar do carro ter nascido no Brasil, a estreia agora foi na Índia, onde começará a ser vendido nos próximos meses. O novo design foi desenvolvido no país asiático e a marca confirma que este carro será vendido em mais de 25 países. No caso do Virtus brasileiro, pode receber pequenas mudanças nas linhas (como foi com o nosso Polo) e a estreia é esperada ainda para este ano.

Como os teasers já indicavam, o Volkswagen Virtus 2023 foi revelado com visual diferente e uma versão de aspecto mais esportivo, batizada de GT. Nesta configuração recebeu mudanças na grade dianteira, agora um pouco mais fina e com faróis na mesma proporção. As luzes de rodagem diurna em LED estão na parte inferior, fazendo uma continuação da linha cromada da entrada de ar. O para-choque foi o que mais mudou, recebendo um visual parecido ao que o Jetta recebeu nos Estados Unidos, com a grade consideravelmente larga e acabamento preto. Recebe também o contorno cromado na parte inferior. As luzes de neblina estão bem maiores e agora ficam na vertical.

A Volkswagen não mexeu na traseira, se limitando basicamente nas lanternas renovadas. O formato não mudou, apenas a parte interna, recebendo uma linha em LED bem mais fina. No caso da versão apresentada GT, ainda tem um pequeno spoiler na tampa do porta-malas. Por fim, tem o nome “Virtus” escrito logo abaixo da placa.

Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus GTS

Já no interior do Virtus 2023, as mudanças são bem mais sutis. A saída do ar-condicionado para o passageiro está mais fina e longa, a região do controle dos faróis agora tem um acabamento que faz com que os botões fiquem mais afastados do resto da peça. Recebeu o novo volante, uma nova alavanca para a transmissão automática, e comandos diferentes para o ar-condicionado. Claro, o acabamento combinando vermelho e preto brilhante chama a atenção, mas pode ser usado apenas na Índia.

Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus 2023

A versão das fotos é a GT, com um visual mais esportivo e que utiliza o motor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A diferença deste motor para o 1.4 TSI nacional é que tem tecnologias como desativação de cilindro, reduzindo consideravelmente o consumo. As configurações normais do sedã terão o 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm, trabalhando com um câmbio manual ou um automático com conversor de torque, ambos de 6 marchas.

O Virtus indiano terá o painel de instrumentos digital de 8”, seis airbags, ar-condicionado digital, faróis full-LED, teto solar, controle de estabilidade, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros ventilados, sistema de som com 8 alto-falantes, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e mais.

Apesar de ainda ser produzido com a plataforma MQB-A0, com 2,651 metros de entre-eixos - neste caso, a versão indiana MQB-A0 IN feita pela Skoda, o sedã teve uma leve alteração nas suas medidas. Tem 4,561 m de comprimento (+ 79 mm), 1,752 m de largura e 1,507 m de altura (+ 35 mm). O porta-malas continua a ter capacidade para 521 litros.

Flagra Volkswagen Virtus - traseira de perto

Enquanto os indianos devem começar a receber o Volkswagen Virtus 2023 em maio, após a pré-venda que já foi iniciada, o Brasil esperará mais um pouco. O sedã renovado já roda em testes pelo Brasil, ainda camuflado e junto com o seu irmão Polo. Considerando que ambos foram lançados por aqui em 2017, a expectativa é que as reestilizações tanto do Polo quanto do Virtus sejam apresentadas no 2º semestre.

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