A última atualização visual do Toyota RAV4 você viu aqui no Motor1.com Brasil em setembro do ano passado, quando a marca japonesa revelou a versão Adventure do SUV médio para a Europa. Agora depois da versão aventureira, o facelift para o utilitário deve se estender para todas as versões, fora que o RAV4 2023 pode ganhar novos equipamentos como painel digital e nova central multimídia.

Antes de mais nada, vale dizer que as informações acerca do RAV4 2023 com atualizações são do site japonês Creative Trend. Vamos lá: além do visual reestilizado adiantado ano passado pela versão aventureira Adventure que chegará para todas as versões no mercado australiano (no Japão o SUV já mudou), o utilitário contará também com novidades importantes como painel de instrumentos 100% digital e um novo software para o multimídia na linha 2023 para o mercado do Japão e Austrália.

Toyota RAV4 2023 (3)

Assim o painel de instrumentos de 12,3 polegadas chega para equipar as versões mais caras do RAV4 à venda na Austrália (XSE, Cruiser e Edge) e no Japão (G, G “Z Package e Adventure), assim substituindo a antiga tela de 7 polegadas que era padrão anteriormente. Já a antiga tela 4,2” entre os mostradores analógicos foi trocada por um novo display de 7” nas configurações mais básicas, que são as versões GX e GXL na Austrália e RAV4 X no Japão.

Está previsto ainda a nova central multimídia com tela de 10,5 polegadas, que virá com a nova geração do sistema de entretenimento da Toyota, que estreou no SUV de luxo Lexus NX na Austrália e na van Toyota Noah no Japão (conforme imagem). Além de um novo layout e navegador GPS, o sistema mais recente deve ter ainda conexão Wi-Fi nativa e os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto como é padrão no multimídia atual.

Toyota RAV4 2023 (4)
Painel de 7" do RAV4 atual
Toyota Noah - interior com nova central e painel digital
Multimídia deverá ser o mesmo do Toyota Noah

Resta saber se os sistemas atuais com tela de 8 ou 9 polegadas serão substituídos de vez pelo novo de 10,5”. Caso tudo isso seja confirmado, o RAV4 terá um belo salto de qualidade em seu multimídia, que vale dizer é bastante criticado atualmente por sua baixa resolução e lentidão na operação.

Outros novos recursos para a linha 2023 previstos são a inclusão de uma porta HDMI na cabine, sistema de frenagem de emergência automática atualizado com suporte para cruzamentos e motocicletas, piloto automático adaptativo aprimorado e um sistema que faz o carro parar caso o motorista fique incapacitado (é um alerta de fadiga mais sofisticado).

Galeria: Toyota RAV4 Adventure

Em relação a motorização, nada muda. Assim o RAV4 segue com o conhecido motor híbrido formado pelo quatro cilindros 2.5 de 178 cv e 22,5 kgfm de torque combinado a outros três motores elétricos que rendem 120 cv e 20,6 kgfm. Com isso, a potência combinada chega a 222 cv. O câmbio é automático CVT e a tração integral. No Japão há ainda o motor 2.5 a gasolina de 205 cv com câmbio automático de 8 marchas e tração dianteira.

No Japão, os preços para o novo RAV4 2023 deverão ser revelados entre agosto e setembro deste ano, enquanto que na Austrália não foi confirmada a data de lançamento, muito menos os preços.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com