Nem parece, mas a geração atual do Toyota Corolla fez sua estreia há quatro anos, em 2018. Isto significa que está na hora da marca japonesa fazer a renovação de meia-vida para o sedã e suas variantes hatch e perua. Aparentemente, isto não vai demorar muito. De acordo com o site japonês Creative Trends, a reestilização do Corolla está mais próxima do que esperamos, com estreia marcada para outubro no Japão.

As primeiras informações dizem que as concessionárias no Japão já trabalham com as últimas encomendas do Toyota Corolla, encerrando a venda do modelo atual após atingir uma quantidade de pedidos. Depois disso, os clientes terão que esperar pela versão reestilizada. Obviamente, isto é válido apenas para o sedã e suas variantes, não para o Corolla Cross que estreou há dois anos no mercado global – no Japão, estreou há pouco tempo.

Toyota Corolla Sedan - versão americana
Toyota Corolla Sedan tem visual diferente nos Estados Unidos

De acordo com o Creative Trends, o Corolla terá mudanças no desenho dos faróis, lanternas e grade, embora não esteja claro se serão completamente novos ou se apenas receberão uma revisão na parte interna. Do lado de dentro, a única informação até agora seria um novo painel de instrumentos maior do que o atual, mas sem detalhes de como isto aconteceria. O site até comenta sobre o cluster totalmente digital de 12,3” do Toyota Harrier como uma possibilidade. Espera-se também por um incremento no pacote Toyota Safety Sense de equipamentos de segurança.

Toyota Corolla Sedan - versão europeia
Toyota Corolla Sedan: Versão "global" vendida no Brasil e Europa

O site ainda diz que terá uma mudança sob o capô, mas com uma alteração que afeta os mercados globais. O motor 1.8 será retirado de linha, substituído pelo 1.5 de três cilindros do Yaris europeu. Porém, esta mudança aconteceria somente para o 1.8 sem eletrificação, mantendo o motor na versão híbrida ao invés de usar o sistema eletrificado do Yaris (composto por um 1.5). Alguns mercados manterão o 1.2 turbo de quatro cilindros.

Toyota Corolla Sedan - versão americana
Toyota Corolla Sedan americano tem visual mais esportivo

Uma estreia este ano faz ainda mais sentido por causa da chegada do Corolla GR, versão esportiva baseada no hatchback e que, como revelado em primeira mão por Motor1.com, virá ao Brasil. Poderia ser um dos destaques na apresentação da versão reestilizada, já trazendo a nova identidade visual e com os equipamentos extras.

Toyota Corolla Sedan - modelo europeu
Toyota Corolla Hatch Sport
Toyota Corolla Sedan - modelo europeu

Mesmo que a estreia realmente aconteça neste ano no Japão, levará mais um tempo para que chegue ao país. A décima segunda geração foi lançada no Brasil em setembro de 2019, cerca de um ano após a estreia no mercado global. Caso a marca siga esta estratégia, o novo Toyota Corolla só estará nas concessionárias por aqui em 2023, continuando a ser produzido em Indaiatuba (SP).

Galeria: Avaliação: Novo Toyota Corolla 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com