Pela primeira vez na história, a Toyota tornou-se a marca de carros mais vendida na Argentina durante o ano de 2021, dando fim então ao reinado de nada menos do que 17  da Volkswagen (no Brasil a VW foi líder com o Gol por 27 anos até 2013). E no Motor1.com Argentina já foi analisado as 10 razões pelas quais a marca japonesa alcançou esta conquista, embora uma delas tenha seu lado bom e ruim, ao mesmo tempo.

A Toyota é uma das poucas marcas que hoje vende 0km a preço de tabela em suas concessionárias oficiais na Argentina, o que é uma boa notícia diante de tantos casos de preços superfaturados. E detalhe que estamos falando de vendas em concessionárias oficiais, ou seja, isso não inclui lojas privadas, revendedores e outros mercados, onde os  preços mais altos são ainda mais comuns. 

Toyota SW4 Diamond 2022 (Brasil)

Mas o ponto negativo desta política comercial é que ela representa um verdadeiro desafio para a paciência dos clientes: as listas de espera para receber um Toyota 0km a preço de tabela podem passar de um ano em alguns casos. Para se ter ideia, o utilitário SW4 tem fila de espera de nada menos do que 15 meses! 

Como essa espera é tão longa, alguns clientes e revendedores da Toyota lançaram um método de compra chamado "La Calesita". Funciona assim: os clientes mais fiéis da marca, ao retirarem seu Toyota de 0km, já se inscrevem na lista de espera para comprar uma unidade - assim já pensando no próximo carro. Desta forma, esses clientes podem trocar de veículo quando recebem a próxima unidade, mais ou menos no prazo de doze meses.

Em concessionárias oficiais, é cada vez mais comum encontrar esta estratégia entre os consumidores: "Acabei de pegar minha nova Hilux. Esperei sete meses por ele, mas já reservei um novo para daqui a um ano. Eles aceitaram minha reserva com um preço aberto. Não saberei o valor final até que ele chegue. Mas eu já garanti a entrega para trocar a picape em um ano".

Este verdadeiro "carrossel" foi uma roda que levou muito tempo para começar a girar, mas que já está dando resultados em termos de emplacamentos e liderança de mercado. "Eles têm clientes cativos", reclamam a concorrência. "É fidelidade à marca e lealdade à marca", a Toyota se defende. 

Mas quanto tempo os consumidores têm que esperar para comprar cada carro daToyota na Argentina? A lista completa, apurada pelo Motor1.com Argentina após consulta em quatro concessionárias oficiais de três províncias diferentes você confere abaixo.

A lista de espera para receber um Toyota 0km na Argentina

1. Toyota SW4: até 15 meses

2. Toyota Hilux SRX 4x4: até 10 meses

3. Toyota Corolla Hybrid: até 10 meses

4. Toyota Corolla gasolina CVT: até 8 meses

5. Toyota Corolla Cross Hybrid/gasolina: até 8 meses

6. Toyota Hilux 4x4 (exceto SRX): até 6 meses

7. Toyota Hiace: até 6 meses

8. Toyota Corolla gasolina manual: até 4 meses

9. Toyota Yaris: até 3 meses

10. Toyota Etios: até 2 meses

11. Toyota Hilux 4x2: até 2 meses

12. Toyota Etios Aibo: 30 dias

Envie seu flagra! flagra@motor1.com