Passada a apresentação da reestilização do Kwid, a Renault do Brasil começa a direcionar atenção para o desenvolvimento de novos projetos. Prova disso são as imagens deste flagra, captadas por Ualison Nunes e publicadas pelo @mentirasautomotivas, que pela primeira vez revelam inédito modelo da marca rodando em testes por aqui. Trata-se da nova geração do aventureiro Stepway, que foi apresentada na Europa em 2020 e vendida lá como Dacia.

O novo Stepway é construído sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma do Clio e Captur europeus, porém em versão otimizada para redução de custos. Em termos dimensionais, mede 4,08 metros de comprimento, 1,85 m de largura e cera de 1,50 m de altura. Além disso, tem altura livre do solo de 17,4 centímetros e, dependendo da motorização escolhida, pesa entre 1.150 kg e 1.300 kg. O visual carrega apetrechos típicos do traje aventureiro, diferenciado-se das demais versões do Sandero.

 

A presença do modelo no Brasil, porém, é intrigante. Conforme noticiado desde setembro de 2021, a Renault desistiu de lançar as novas gerações de Sandero e Logan no Brasil, o que consequentemente também afeta do Stepway. Qual seria então a razão de testá-lo por aqui?  Ao que tudo indica, o modelo está sendo usado como mula para projeto de um carro inédito a ser lançado por aqui nos próximos anos.

Conforme revelado pela revista Quatro Rodas, a Renault planeja lançar um SUV de entrada no mercado nacional para ficar abaixo do Duster e o Stepway, como visto nas fotos, está sendo usado como base para o desenvolvimento. O projeto atende internamente pelo codinome HJF e terá design próprio, inspirado nos lançamentos mais recentes da marca. No segmento, brigará diretamente com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.

A plataforma será a CMF-B, ainda inédita no mercado brasileiro. Sob o capô, são esperados motores turbo, especialmente o 1.0 TCe que há tempos vendo sendo especulado por aqui. Outro importante projeto tocado pela Renault para o Brasil é o do SUV Bigster, neste caso para ficar posicionado acima do Duster. A estreia é esperada para 2024 ou 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com