Faz algum tempo que os trâmites burocráticos para quem tem carro estão cada vez mais digitais e práticos, à exemplo da CNH digital e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) em formato 100% eletrônico. Agora mais um recurso vai facilitar a vida de quem precisa fazer a transferência de um veículo, já que a partir de março será possível efetuar a transferência por meio de assinatura digital.

Anunciada nessa semana pelo Ministério da Economia, a transferência de veículo poderá ser feita usando a assinatura digital por meio da plataforma gov.br do Governo Federal, mas isso será possível apenas se o veículo tiver documentação digital. Neste caso, apenas carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

external_image

Vale lembrar também que a assinatura digital é gratuita e estará acessível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Durante a transferência, o vendedor acessará o aplicativo CDT e vai informar o CPF do comprador, para depois assinar digitalmente. Feito isso, o comprador é notificado pelo app e repete o processo, assim a autorização vai diretamente para o sistema do Governo Federal.

Concluído o passo a passo digital, o único processo prático mesmo e indispensável é que o carro deve ser levado depois para passar por vistoria no Detran local, etapa que efetiva a transferência. É importante ressaltar que, para a transferência eletrônica dar certo, o Detran onde o veículo está registrado deverá ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

Volkswagen Gol 2022 na loja

Com essa facilidade da assinatura digital pela plataforma gov.br, não será mais necessário se deslocar pessoalmente até o cartório para fazer o reconhecimento de firma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

Fiat loja 2021

Ou seja, o novo processo de transferência on-line dá mais agilidade, já que dispensa o dono do veículo de ter que ir até o Detran estadual para emitir o documento, para depois ir ao cartório e ter que retornar ao Detran para finalizar a transferência.

O processo 100% digital otimiza uma transferência que durava dias ou semanas para ser realizada para alguns instantes, fora que também evitará o gasto com documentos em papéis.

Para todo o processo digital ser possível, tanto o vendedor quanto o comprador deverá ter cadastro com login de acesso qualificado de níveis Prata ou Ouro na plataforma gov.br. Para mais informações à respeito de nível de acesso, vale conferir o site oficial do Governo Federal para tirar qualquer dúvida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com