Os números de vendas da Jaguar sofreram um grande impacto nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a indústria (principalmente europeia) se prepara para construir veículos 100% elétricos. Agora, a marca britânica anuncia que entrará com mais força nessa briga já em 2025 com o lançamento de sua nova linha totalmente elétrica.

A montadora teve alguns contratempos na questão de eletrificação, mas anunciou que desenvolverá sua própria plataforma voltada para seus futuros carros elétricos. O diretor financeiro da Jaguar, Adrain Mardell, revelou no início desta semana que a empresa chamará a inédita plataforma de Panthera.

Teste: Jaguar I-Pace (BR)

Esta transição para veículos elétricos (VEs) fará com que a Jaguar se movimente ainda mais para competir em pé de igualdade com as conterrâneas Bentley e Aston Martin, mas para isso, sabe que precisa de sua própria plataforma. Uma arquitetura dedicada dará maior controle sobre as capacidades e necessidades de seus modelos.

Jaguar I-Pace

A mudança de escala significa que a Jaguar terá que se destacar na multidão. O CEO da Jaguar, Thierry Bellore, disse que os modelos Jaguar seriam "distintos" e "sem sobreposição", de acordo com a Autocar. Estes carros "não copiarão nada em estilo ou design". Ou seja, parece que o design deverá ser bastante autêntico, não sendo parecido com nada que vimos até hoje.

Teste: Jaguar I-Pace (BR)

O anúncio da Jaguar de que está projetando a plataforma Panthera chega um ano depois que a fabricante anunciou que iniciaria sua transição para uma empresa totalmente elétrica em 2025. Detalhes futuros sobre seus futuros carros permanecem indefinidos, embora a empresa tenha dito que investiria £2,5 bilhões (R$ 17,7 bilhões) para se tornar uma marca 100% elétrica. 

Galeria: Jaguar I-Pace 2022

Embora exista a expectativa de ver rapidamente as novidades da marca, uma recente reportagem de um jornal francês sugeriu que a Jaguar não lançaria nenhum produto novo até 2025. Embora isso seja decepcionante, faz sentido com este momento de transição da marca britânica. A Jaguar que conhecíamos está dando adeus, e seu futuro parece um pouco instável, mas cheio de potencial com esta nova plataforma Panthera.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com