Silenciosamente, a Stellantis atualizou a ficha técnica do Fiat Argo. Como era esperado, o hatchback seguiu o Pulse recebeu mudanças no motor 1.3 aspirado, tendo potência reduzida para 107 cv a fim de reduzir emissões e atender ao Proconve L7. A surpresa é que o 1.0 aspirado também foi modificado, agora com 75 cv de potência com etanol. A boa notícia é que as duas versões ficaram levemente mais econômicas.

Segundo a ficha técnica divulgada pela Stellantis, o Fiat Argo 1.0 teve a potência reduzida de 77 cv a 6.250 rpm para 75 cv a 6.000 rpm, quando usando etanol. Com gasolina, foi de 72 cv para 71 cv. Já o torque caiu de 10,9 kgfm a 3.250 rpm para 10,7 kgfm com etanol, e de 10,4 kgfm para 10 kgfm ao usar gasolina. Ou seja, perdeu até 2 cv e 0,4 kgfm, dependendo do combustível utilizado.

Ao menos o rendimento energético foi melhorado. A fabricante agora declara que esta versão do hatch faz 9,6 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada, com etanol, subindo para 13,6 km/litro e 15,1 km/litro com gasolina, respectivamente. Foi um ganho de até 0,2 km/litro.

No caso do motor 1.3 Firefly, o Argo seguiu as modificações que já vimos no Pulse. Agora gera 98 cv e 13,2 kgfm com gasolina, ou 107 cv e 13,7 kgfm com etanol, ante os 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm entregues anteriormente. A potência ainda chega ao máximo em 6.250 rpm, porém o torque atinge seu valor total em 4.200 rpm com gasolina e 4.000 rpm com etanol (era 3.500 rpm nos dois casos). A diferença nos números é de até 2 cv e 0,5 kgfm.

Fiat Argo Trekking 1.3 2021
Fiat Argo Trekking 1.3 2021

O novo ajuste do motor também reduziu o consumo de combustível em pequenos valores. Na versão Drive 1.3, o Argo faz 9,1 km/litro no ciclo urbano e 10,5 km/litro no rodoviário com etanol no tanque. Ao trocar o combustível por gasolina, esta média sobe para 13,1 km/litro e 15 km/litro, respectivamente.

Até o momento, somente o Fiat Argo teve estas alterações já confirmadas para a linha. Tanto o sedã Cronos quanto a picape Strada também terão o 1.3 reajustado para entregar 107 cv, algo que a própria fabricante já confirmou, porém os números finais de desempenho ainda não foram divulgados. E, atualmente, o Argo é o único carro da empresa a usar o 1.0 Firefly aspirado, mas há rumores sobre o Cronos receber uma versão com este motor, para substituir o finado Grand Siena.

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