Há alguns meses, a Ducati revelou uma impressionante Superleggera V4J azul. A moto foi um pedido de um cliente VIP que queria uma moto para fazer par com um Lamborghini Aventador SVJ, já que ambas as marcas fazem parte do Grupo Volkswagen. Era uma moto de uma beleza difícil de esquecer e que você instintivamente sabe que é mais linda ao vivo do que nas fotos. 

Acontece que a Ducati V4J é somente o primeiro exemplo do novíssimo programa de customização da Ducati, chamado de Unica, e oferecido aos clientes da América do Norte. Os participantes deste programa tratarão diretamente com os designers do Centro Stile Ducati, a fim de materializar suas Ducati dos sonhos. Isto pode incluir todos os tipos de materiais preciosos, acabamentos únicos e cores requintadas, dependendo da exigência do cliente. 

Além disso, se você estiver super interessado no processo de design, cada passo será documentado - e os entusiastas podem se envolver em tudo isso, de acordo com a Ducati. O quão envolvidos, exatamente? Os entusiastas da Ducati Unica serão convidados a visitar pessoalmente o atelier do Centro Stile Ducati periodicamente enquanto suas motos estiverem em andamento. 

Galeria: Ducati Superleggera V4J

Cada máquina feita por meio da Ducati Unica virá com seu próprio certificado de autenticidade e singularidade, que também promete que este projeto não será replicado no futuro. Como cada projeto da Ducati Unica exigirá um nível tão alto de atenção aos detalhes, naturalmente o número de projetos que o Centro Stile Ducati poderá assumir a cada ano será muito limitado. A Ducati também diz que só considerará pedidos que estejam "em conformidade com os valores da marca e com os padrões estilísticos associados a ela". É justo. 

No caso particular da Superleggera azul, o proprietário Dave Enders solicitou um projeto que canalizasse o espírito de seu Lamborghini Aventador SVJ. Ele tinha sido um fiel Ducatista durante anos e tinha um registro de ter sido proprietário de muitos modelos anteriores da marca Ducati.  

A Ducati planeja abrir seu programa Ducati Unica aos entusiastas norte-americanos a partir de 2023, com capacidade de aceitar aproximadamente uma moto por trimestre a cada ano. Qualquer cliente com motos da Ducati poderá expressar interesse e dar início ao processo através de seus revendedores locais na América do Norte.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com