Em 2022, a Harley-Davidson celebrará 120 anos de existência e a marca anunciou uma série de novidades. Além de diversos modelos que não chegarão ao Brasil, ao menos três estreias devem desembarcar em nosso mercado ainda neste ano, incluindo modelos para segmentos em que a empresa nunca atuou por aqui.

Sim, estamos falando da Harley-Davidson Pan America, a primeira big trail na história centenária da marca. A operação nacional da empresa confirmou que a grande aventureira deve começar a chegar nas lojas brasileiras em algum momento do segundo semestre, sem preços definidos ainda. No entanto, o pré-lançamento da moto correrá "em breve".

Pan America 1250 Special

Lançada nos EUA em abril do ano passado, a Pan America virá para o Brasil já com as alterações da linha 2022. Além de uma opção extra de pintura mesclando azul e branco, a moto ganhou uma fonte maior para os gráficos do painel de instrumentos digital e um maior ajuste para o funcionamento do assistente em partida rampa.

Para cá, a Harley-Davidson optou por trazer apenas a Pan America 1250 Special, que já traz de série a interessante suspensão eletrônica que permite o ajuste de altura, além de abaixar automaticamente quando a moto para com o intuito de facilitar o piloto a colocar os pés no chão. 

A Pan America foi a primeira moto da Harley a usar o propulsor Revolution Max. Trata-se de um bicilíndrico de 1.252 cm³ com arrefecimento a líquido, comando duplo variável e quatro válvulas por cilindro. Ele consegue entregar 152 cv de potência a 9.000 rpm e 12,95 kgfm de torque a 6.750 rpm. Apesar das novas tecnologias, ele mantém a configuração em V tradicional da marca. O câmbio é de seis marchas e a transmissão final é feita por corrente.

Harley-Davidson Pan America

Na versão Special, a moto tem 254 kg de peso em ordem de marcha, enquanto o tanque comporta até 21,1 litros de combustível. As rodas são raiadas e têm 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 17 polegadas na traseira. A suspensão, que já tem garfo telescópico invertido à frente, tem 191 mm de curso em ambas as pontas.

Entre os principais itens de série, a nova Harley Pan America tem freios ABS Brembo (duplo de 320 mm de diâmetro na dianteira e um na traseira de 280 mm), painel de instrumentos digital com tela TFT sensível ao toque de 6,8 polegadas, modos de condução selecionáveis (incluindo funções para off-road) e conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Low Rider S e Road Glide CVO ganham mais potência

Low Rider S

Antes da chegada da Pan America, duas novidades da Harley-Davidson devem chegar ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2022: Low Rider S e Road Glide Limited CVO (Custom Vehicles Operations). Para a dupla, a novidade fica para a motorização, pois passarão a ser equipadas com o propulsor Milwaukee-Eight 117. Segundo a empresa, ele produz 5% mais torque que o atual 114.

Trata-se de um bicilíndrico em V de 1.923 cm³, capaz de entregar 105 cv de potência a 5.020 rpm e impressionantes 17,1 kgfm a 3.500 rpm de torque. O motor 117 tem algumas melhorias no sistemas de válvulas para melhorar o desempenho, além de um filtro de ar esportivo, voltado para a frente.

Para a Low Rider S, outra alteração importante foi a mudança do conjunto que agrega velocímetro e conta-giros do tanque para o guidão, com o intuito de facilitar a leitura. A suspensão também foi recalibrada para lidar melhor com a potência extra e os discos de freio dianteiros passam a ter 300 mm de diâmetro.

No caso da Road Glide Limted CVO, a ideia é ter um produto mais premium, com visual aparentando motos customizadas. A moto virá de série com controle de tração e freios ABS com atuação recalibrada para curvas. Além disso, terá sistema de som feito pela Rockford Fosgate e conectividade via Bluetooth.

CVO Road Glide Limited
Envie seu flagra! flagra@motor1.com