Prestes a completar quatro anos de mercado, o Volkswagen Virtus finalmente caminha para receber importantes atualizações de meia-vida. Assim como o irmão Polo, já renovado na Europa, o sedã será reestilizado e ganhará novidades principalmente no desenho da dianteira. Protótipos já foram flagrados rodando com camuflagem e adiantam que o lançamento não deve demorar para acontecer.

O primeiro país a receber o Virtus reestilizado será a Índia, onde a estreia vem sendo bastante aguardada. Por lá, o modelo será apresentado em março e colocado à venda na segunda metade de maio. Terá a missão de suceder o velho Vento, derivado do Polo da geração anterior e comercializado por lá há 12 anos. Posteriormente, mercados estrangeiros receberão a novidade, especialmente o Brasil.

Galeria: Volkswagen Virtus 2023 - Flagra

O novo visual ainda segue bastante escondido sob o camuflagem, mas desde já é possível notar detalhes. Ao que tudo indica, os faróis ficarão ligeiramente mais afilados, o para-choque será remodelado e a grade será sutilmente revista. Atrás, as lanternas receberão nova disposição interna de luzes e o para-choque também receberá um leve tapa. Laterais não devem mudar, ganhando apenas rodas e calotas com novo design.

Mecanicamente, o Virtus para Índia terá uma diferença substancial: será equipado com motor 1.5 TSI de 150 cv e câmbio automatizado DSG com 7 marchas e dupla embreagem. Será o mesmo conjunto já usado por lá pelo Taigun (versão local do T-Cross). O propulsor 1.0 TSI também será oferecido, tanto com câmbio manual quanto com automático (ambos de 6 marchas). A plataforma será uma versão simplificada da plataforma MQB, chamada A0 IN.

Volkswagen Virtus 2023 - Flagra

A lista de equipamentos herdará diversos recursos do Taigun, incluindo sistema de entretenimento VW Play de 10,25 polegadas, painel de instrumentos totalmente digital, bancos refrigerados e teto panorâmico. No mercado indiano, o Virtus disputará clientes principalmente com Honda City, Skoda Slavia, Hyundai Verna e Suzuki Ciaz.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com