Veja quais foram os SUVs compactos mais vendidos no Brasil em 2021
Jeep Renegade liderou no acumulado do ano, seguido por Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross
Responsável por mais de 466 mil emplacamentos em 2021 segundo os números oficiais da Fenabrave, o segmento de SUVs e crossovers compactos, o mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro, registrou uma evolução de quase 18% na comparação com o péssimo ano de 2020. E neste cenário de alta, vários modelos se destacaram.
A começar pelo líder. Segundo colocado no ano anterior, o Jeep Renegade emplacou 73.913 unidades, uma alta de quase 30%, para retomar a posição de honra que já havia ocupado em 2019. Reforçado pela nova geração lançada no 2º semestre, o Hyundai Creta foi o preferido por 64.759 consumidores, saltando da 4ª para a 2ª posição.
Nº 1 em 2020, o Volkswagen T-Cross (62.307) completou o pódio com evolução bem mais modesta do que as dos dois primeiros. Prejudicado por paralisação de produção por falta de peças durante boa parte do ano, o Chevrolet Tracker (50.757) emplacou apenas 1,4 mil unidades a mais do que no último ranking. Com 38.406, o HR-V, carro-chefe da Honda no país, voltou ao top 5.
Em seu 1º ano completo, o VW Nivus (36.664) foi o 6º colocado, também prejudicado por interrupções de produção nos últimos meses. Praticamente estável no período, o Nissan Kicks (36.524) caiu para o 7º lugar. Representante da Renault mais bem posicionado, o Duster (22.457) viu a aproximação de um Citroën C4 Cactus (19.552) que mais do que duplicou os números do ano passado com o reforço das vendas diretas.
O Caoa Chery Tiggo 5X (12.555), que completou seu 3º ano no mercado, pela 1ª vez garantiu lugar entre os dez primeiros, deixando de fora Honda WR-V (10.329), Renault Captur (8.304) – que perdeu quase ¼ de seus compradores mesmo com a chegada da versão reestilizada equipada com motor turbo – e Peugeot 2008 (7.747). Este último, ao menos, avançou quase 70%.
Estreantes em 2021, Pulse (6.724) e Caoa Chery Tiggo 3X (4.676) ocuparam 14º e 15º lugares, respectivamente, com o Fiat tendo grande potencial de top 5 ao longo de 2022. Precursor do segmento e com produção encerrada em janeiro passado, o Ford EcoSport completou seu último ano no mercado com menos de 3 mil emplacamentos (2.992). Também aposentado, o Troller (1.183) veio na sequência.
Os SUVs compactos mais vendidos em 2021:
SUVs / Crossovers I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
JEEP RENEGADE |
73913 |
15,85% |
56865 |
14,35% |
29,98% |
2º |
2º |
HYUNDAI CRETA |
64759 |
13,89% |
47757 |
12,05% |
35,60% |
4º |
3º |
VW T-CROSS |
62307 |
13,36% |
60119 |
15,17% |
3,64% |
1º |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
50757 |
10,88% |
49372 |
12,46% |
2,81% |
3º |
5º |
HONDA HR-V |
38406 |
8,24% |
32511 |
8,20% |
18,13% |
6º |
6º |
VW NIVUS |
36664 |
7,86% |
16278 |
4,11% |
125,24% |
9º |
7º |
NISSAN KICKS |
36524 |
7,83% |
36433 |
9,19% |
0,25% |
5º |
8º |
RENAULT DUSTER |
22457 |
4,82% |
19476 |
4,91% |
15,31% |
8º |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
19552 |
4,19% |
9526 |
2,40% |
105,25% |
12º |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
12555 |
2,69% |
8768 |
2,21% |
43,19% |
13º |
11º |
HONDA WR-V |
10329 |
2,22% |
10600 |
2,67% |
-2,56% |
11º |
12º |
RENAULT CAPTUR |
8304 |
1,78% |
10870 |
2,74% |
-23,61% |
10º |
13º |
PEUGEOT 2008 |
7747 |
1,66% |
4602 |
1,16% |
68,34% |
15º |
14º |
FIAT PULSE |
6724 |
1,44% |
0 |
0,00% |
- |
- |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
4676 |
1,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
16º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
4123 |
0,88% |
4759 |
1,20% |
-13,36% |
14º |
17º |
FORD ECOSPORT |
2992 |
0,64% |
24031 |
6,06% |
-87,55% |
7º |
18º |
TROLLER T4 / TX4 |
1183 |
0,25% |
1301 |
0,33% |
-9,07% |
16º |
19º |
SUZUKI JIMNY |
799 |
0,17% |
1092 |
0,28% |
-26,83% |
17º |
20º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
706 |
0,15% |
787 |
0,20% |
-10,29% |
18º |
21º |
JAC T40 |
345 |
0,07% |
324 |
0,08% |
6,48% |
20º |
22º |
SUZUKI VITARA |
207 |
0,04% |
594 |
0,15% |
-65,15% |
19º |
23º |
JAC T50 / T5 |
137 |
0,03% |
97 |
0,02% |
41,24% |
22º |
24º |
KIA STONIC |
83 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
25º |
SUZUKI SCROSS |
61 |
0,01% |
136 |
0,03% |
-55,15% |
21º |
26º |
LIFAN X60 |
7 |
0,00% |
6 |
0,00% |
16,67% |
24º |
27º |
KIA SOUL |
1 |
0,00% |
17 |
0,00% |
-94,12% |
23º |
|
|
466318 |
100,00% |
396321 |
100,00% |
17,66% |
|
EM DEZEMBRO
O segmento fechou o último mês de 2021 em queda de 3%, com 47,2 mil unidades, na comparação com o mesmo período de 2020, mas em alta de pouco mais de 18% frente a novembro. O grande destaque veio da Chevrolet: com retomada da produção, o Tracker assumiu a liderança com 7.936 unidades, seu novo recorde no país. Terceiro no mês anterior, o VW T-Cross (6.574) desta vez ficou à frente do Hyundai Creta (6.038).
Nº 1 no acumulado, o Jeep Renegade (4.293) caiu para quinto, atrás do Fiat Pulse (4.432), mas com quase 600 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (3.696). Com 2.721 unidades, o Citroën C4 Cactus, que completou dez meses seguidos acima das mil unidades, jamais havia vendido tanto. Já o Nissan Kicks (2.578) perdeu quase mil compradores nas últimas semanas.
Atrás do Renault Duster (1.803) e com produção reduzida, o VW Nivus (1.508) foi novamente o destaque negativo. Perto do top 10, o Peugeot 2008 (1.325) foi outro a registrar seu novo recorde. Mesmo recém-renovado, o Renault Captur (1.146) perdeu quase 30% de seus registros do ano passado. Em seu segundo mês, o Kia Stonic emplacou apenas 45 unidades.
Os SUVs compactos mais vendidos em dezembro:
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
7936 |
6073 |
6749 |
16,79% |
15,18% |
30,68% |
17,59% |
2º |
VW T-CROSS |
6574 |
4725 |
7433 |
13,91% |
11,81% |
39,13% |
-11,56% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
6038 |
6099 |
6638 |
12,78% |
15,24% |
-1,00% |
-9,04% |
4º |
FIAT PULSE |
4432 |
2227 |
0 |
9,38% |
5,57% |
99,01% |
- |
5º |
JEEP RENEGADE |
4293 |
4233 |
7877 |
9,08% |
10,58% |
1,42% |
-45,50% |
6º |
HONDA HR-V |
3696 |
2868 |
3691 |
7,82% |
7,17% |
28,87% |
0,14% |
7º |
CITROËN C4 CACTUS |
2721 |
2457 |
527 |
5,76% |
6,14% |
10,74% |
416,32% |
8º |
NISSAN KICKS |
2578 |
3555 |
3137 |
5,46% |
8,89% |
-27,48% |
-17,82% |
9º |
RENAULT DUSTER |
1803 |
1764 |
3110 |
3,82% |
4,41% |
2,21% |
-42,03% |
10º |
VW NIVUS |
1508 |
1251 |
4129 |
3,19% |
3,13% |
20,54% |
-63,48% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
1325 |
895 |
432 |
2,80% |
2,24% |
48,04% |
206,71% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
1146 |
834 |
1610 |
2,43% |
2,08% |
37,41% |
-28,82% |
13º |
HONDA WR-V |
1096 |
848 |
1356 |
2,32% |
2,12% |
29,25% |
-19,17% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
899 |
1023 |
1093 |
1,90% |
2,56% |
-12,12% |
-17,75% |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
825 |
743 |
0 |
1,75% |
1,86% |
11,04% |
- |
16º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
158 |
147 |
622 |
0,33% |
0,37% |
7,48% |
-74,60% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
66 |
64 |
72 |
0,14% |
0,16% |
3,13% |
-8,33% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
62 |
64 |
67 |
0,13% |
0,16% |
-3,13% |
-7,46% |
19º |
KIA STONIC |
45 |
38 |
0 |
0,10% |
0,09% |
18,42% |
- |
20º |
JAC T40 |
26 |
33 |
37 |
0,06% |
0,08% |
-21,21% |
-29,73% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
23 |
54 |
142 |
0,05% |
0,13% |
-57,41% |
-83,80% |
22º |
JAC T50 / T5 |
6 |
12 |
7 |
0,01% |
0,03% |
-50,00% |
-14,29% |
23º |
SUZUKI SCROSS |
1 |
0 |
9 |
0,00% |
0,00% |
- |
-88,89% |
|
|
47257 |
40007 |
48738 |
100,00% |
100,00% |
18,12% |
-3,04% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?