page ad skin

Veja quais foram os SUVs compactos mais vendidos no Brasil em 2021

Jeep Renegade liderou no acumulado do ano, seguido por Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross

Primeiras Impressões: Jeep Renegade 2019

Responsável por mais de 466 mil emplacamentos em 2021 segundo os números oficiais da Fenabrave, o segmento de SUVs e crossovers compactos, o mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro, registrou uma evolução de quase 18% na comparação com o péssimo ano de 2020. E neste cenário de alta, vários modelos se destacaram.

A começar pelo líder. Segundo colocado no ano anterior, o Jeep Renegade emplacou 73.913 unidades, uma alta de quase 30%, para retomar a posição de honra que já havia ocupado em 2019. Reforçado pela nova geração lançada no 2º semestre, o Hyundai Creta foi o preferido por 64.759 consumidores, saltando da 4ª para a 2ª posição.

Hyundai Creta Ultimate 2022
Comparativo: Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline
Chevrolet Tracker x VW T-Cross
Honda HR-V Touring 1,5T

Nº 1 em 2020, o Volkswagen T-Cross (62.307) completou o pódio com evolução bem mais modesta do que as dos dois primeiros. Prejudicado por paralisação de produção por falta de peças durante boa parte do ano, o Chevrolet Tracker (50.757) emplacou apenas 1,4 mil unidades a mais do que no último ranking. Com 38.406, o HR-V, carro-chefe da Honda no país, voltou ao top 5.

Em seu 1º ano completo, o VW Nivus (36.664) foi o 6º colocado, também prejudicado por interrupções de produção nos últimos meses. Praticamente estável no período, o Nissan Kicks (36.524) caiu para o 7º lugar. Representante da Renault mais bem posicionado, o Duster (22.457) viu a aproximação de um Citroën C4 Cactus (19.552) que mais do que duplicou os números do ano passado com o reforço das vendas diretas.

O Caoa Chery Tiggo 5X (12.555), que completou seu 3º ano no mercado, pela 1ª vez garantiu lugar entre os dez primeiros, deixando de fora Honda WR-V (10.329), Renault Captur (8.304) – que perdeu quase ¼ de seus compradores mesmo com a chegada da versão reestilizada equipada com motor turbo – e Peugeot 2008 (7.747). Este último, ao menos, avançou quase 70%.

Estreantes em 2021, Pulse (6.724) e Caoa Chery Tiggo 3X (4.676) ocuparam 14º e 15º lugares, respectivamente, com o Fiat tendo grande potencial de top 5 ao longo de 2022. Precursor do segmento e com produção encerrada em janeiro passado, o Ford EcoSport completou seu último ano no mercado com menos de 3 mil emplacamentos (2.992). Também aposentado, o Troller (1.183) veio na sequência.

Os SUVs compactos mais vendidos em 2021:

SUVs / Crossovers I 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

JEEP RENEGADE 

73913 

15,85% 

56865 

14,35% 

29,98% 

2º 

2º 

HYUNDAI CRETA 

64759 

13,89% 

47757 

12,05% 

35,60% 

4º 

3º 

VW T-CROSS 

62307 

13,36% 

60119 

15,17% 

3,64% 

1º 

4º 

CHEVROLET TRACKER 

50757 

10,88% 

49372 

12,46% 

2,81% 

3º 

5º 

HONDA HR-V 

38406 

8,24% 

32511 

8,20% 

18,13% 

6º 

6º 

VW NIVUS 

36664 

7,86% 

16278 

4,11% 

125,24% 

9º 

7º 

NISSAN KICKS 

36524 

7,83% 

36433 

9,19% 

0,25% 

5º 

8º 

RENAULT DUSTER 

22457 

4,82% 

19476 

4,91% 

15,31% 

8º 

9º 

CITROËN C4 CACTUS 

19552 

4,19% 

9526 

2,40% 

105,25% 

12º 

10º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

12555 

2,69% 

8768 

2,21% 

43,19% 

13º 

11º 

HONDA WR-V 

10329 

2,22% 

10600 

2,67% 

-2,56% 

11º 

12º 

RENAULT CAPTUR 

8304 

1,78% 

10870 

2,74% 

-23,61% 

10º 

13º 

PEUGEOT 2008 

7747 

1,66% 

4602 

1,16% 

68,34% 

15º 

14º 

FIAT PULSE 

6724 

1,44% 

0,00% 

15º 

CAOA CHERY TIGGO 3X 

4676 

1,00% 

0,00% 

16º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

4123 

0,88% 

4759 

1,20% 

-13,36% 

14º 

17º 

FORD ECOSPORT 

2992 

0,64% 

24031 

6,06% 

-87,55% 

7º 

18º 

TROLLER T4 / TX4 

1183 

0,25% 

1301 

0,33% 

-9,07% 

16º 

19º 

SUZUKI JIMNY 

799 

0,17% 

1092 

0,28% 

-26,83% 

17º 

20º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

706 

0,15% 

787 

0,20% 

-10,29% 

18º 

21º 

JAC T40 

345 

0,07% 

324 

0,08% 

6,48% 

20º 

22º 

SUZUKI VITARA 

207 

0,04% 

594 

0,15% 

-65,15% 

19º 

23º 

JAC T50 / T5 

137 

0,03% 

97 

0,02% 

41,24% 

22º 

24º 

KIA STONIC 

83 

0,02% 

0,00% 

25º 

SUZUKI SCROSS 

61 

0,01% 

136 

0,03% 

-55,15% 

21º 

26º 

LIFAN X60 

0,00% 

0,00% 

16,67% 

24º 

27º 

KIA SOUL 

0,00% 

17 

0,00% 

-94,12% 

23º 

  

  

466318 

100,00% 

396321 

100,00% 

17,66% 

  

EM DEZEMBRO

O segmento fechou o último mês de 2021 em queda de 3%, com 47,2 mil unidades, na comparação com o mesmo período de 2020, mas em alta de pouco mais de 18% frente a novembro. O grande destaque veio da Chevrolet: com retomada da produção, o Tracker assumiu a liderança com 7.936 unidades, seu novo recorde no país. Terceiro no mês anterior, o VW T-Cross (6.574) desta vez ficou à frente do Hyundai Creta (6.038).

Fiat Pulse Impetus T200 2022 (M1)
Citroën C4 Cactus
Nissan Kicks Exclusive 2022

Nº 1 no acumulado, o Jeep Renegade (4.293) caiu para quinto, atrás do Fiat Pulse (4.432), mas com quase 600 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (3.696). Com 2.721 unidades, o Citroën C4 Cactus, que completou dez meses seguidos acima das mil unidades, jamais havia vendido tanto. Já o Nissan Kicks (2.578) perdeu quase mil compradores nas últimas semanas.

Atrás do Renault Duster (1.803) e com produção reduzida, o VW Nivus (1.508) foi novamente o destaque negativo. Perto do top 10, o Peugeot 2008 (1.325) foi outro a registrar seu novo recorde. Mesmo recém-renovado, o Renault Captur (1.146) perdeu quase 30% de seus registros do ano passado. Em seu segundo mês, o Kia Stonic emplacou apenas 45 unidades.

Os SUVs compactos mais vendidos em dezembro:

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

CHEVROLET TRACKER 

7936 

6073 

6749 

16,79% 

15,18% 

30,68% 

17,59% 

2º 

VW T-CROSS 

6574 

4725 

7433 

13,91% 

11,81% 

39,13% 

-11,56% 

3º 

HYUNDAI CRETA 

6038 

6099 

6638 

12,78% 

15,24% 

-1,00% 

-9,04% 

4º 

FIAT PULSE 

4432 

2227 

9,38% 

5,57% 

99,01% 

5º 

JEEP RENEGADE 

4293 

4233 

7877 

9,08% 

10,58% 

1,42% 

-45,50% 

6º 

HONDA HR-V 

3696 

2868 

3691 

7,82% 

7,17% 

28,87% 

0,14% 

7º 

CITROËN C4 CACTUS 

2721 

2457 

527 

5,76% 

6,14% 

10,74% 

416,32% 

8º 

NISSAN KICKS 

2578 

3555 

3137 

5,46% 

8,89% 

-27,48% 

-17,82% 

9º 

RENAULT DUSTER 

1803 

1764 

3110 

3,82% 

4,41% 

2,21% 

-42,03% 

10º 

VW NIVUS 

1508 

1251 

4129 

3,19% 

3,13% 

20,54% 

-63,48% 

11º 

PEUGEOT 2008 

1325 

895 

432 

2,80% 

2,24% 

48,04% 

206,71% 

12º 

RENAULT CAPTUR 

1146 

834 

1610 

2,43% 

2,08% 

37,41% 

-28,82% 

13º 

HONDA WR-V 

1096 

848 

1356 

2,32% 

2,12% 

29,25% 

-19,17% 

14º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

899 

1023 

1093 

1,90% 

2,56% 

-12,12% 

-17,75% 

15º 

CAOA CHERY TIGGO 3X 

825 

743 

1,75% 

1,86% 

11,04% 

16º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

158 

147 

622 

0,33% 

0,37% 

7,48% 

-74,60% 

17º 

SUZUKI JIMNY 

66 

64 

72 

0,14% 

0,16% 

3,13% 

-8,33% 

18º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

62 

64 

67 

0,13% 

0,16% 

-3,13% 

-7,46% 

19º 

KIA STONIC 

45 

38 

0,10% 

0,09% 

18,42% 

20º 

JAC T40 

26 

33 

37 

0,06% 

0,08% 

-21,21% 

-29,73% 

21º 

TROLLER T4 / TX4 

23 

54 

142 

0,05% 

0,13% 

-57,41% 

-83,80% 

22º 

JAC T50 / T5 

12 

0,01% 

0,03% 

-50,00% 

-14,29% 

23º 

SUZUKI SCROSS 

0,00% 

0,00% 

-88,89% 

  

  

47257 

40007 

48738 

100,00% 

100,00% 

18,12% 

-3,04% 

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com