Após um 2020 para esquecer, o mercado espanhol reagiu em 2021. Mas não há motivos para comemorações: de acordo com a Anfac, entidade responsável pelos números oficiais no país, os 859.477 veículos novos comercializados no ano passado representaram um crescimento de apenas 1% e o segundo pior desempenho anual 2013 (723.936).
A disputa pela liderança entre as marcas foi acirrada, com a Seat (70.523) menos de 3,3 mil unidades à frente da Peugeot (67.266), terceira no ano anterior. Vice-líder em 2020, a Volkswagen (61.724) também foi superada pela Toyota (62.329). Destaque para o crescimento das sul-coreanas Hyundai (57.508) e Kia (57.235), e para a BMW (35.193) à frente entre as premium após anos de domínio da Mercedes-Benz (33.676).
As marcas mais vendidas na Espanha em 2021:
POS. | MARCA | 2021 | % 2021 | 2020 | % 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | SEAT | 70.523 | 8,2% | 68.721 | 8,1% | 2,6% | 1º |
2º | PEUGEOT | 67.266 | 7,8% | 65.699 | 7,7% | 2,4% | 3º |
3º | TOYOTA | 62.329 | 7,3% | 57.580 | 6,8% | 8,2% | 4º |
4º | VOLKSWAGEN | 61.724 | 7,2% | 66.817 | 7,8% | -7,6% | 2º |
5º | HYUNDAI | 57.508 | 6,7% | 45.505 | 5,3% | 26,4% | 7º |
6º | KIA | 57.235 | 6,7% | 47.624 | 5,6% | 20,2% | 6º |
7º | RENAULT | 51.700 | 6,0% | 56.138 | 6,6% | -7,9% | 5º |
8º | CITROËN | 47.072 | 5,5% | 43.820 | 5,1% | 7,4% | 8º |
9º | DACIA | 36.771 | 4,3% | 39.394 | 4,6% | -6,7% | 10º |
10º | BMW | 35.193 | 4,1% | 35.229 | 4,1% | -0,1% | 12º |
11º | AUDI | 34.732 | 4,0% | 37.285 | 4,4% | -6,8% | 11º |
12º | MERCEDES-BENZ | 33.676 | 3,9% | 42.375 | 5,0% | -20,5% | 9º |
13º | OPEL | 30.350 | 3,5% | 30.223 | 3,6% | 0,4% | 15º |
14º | FORD | 29.336 | 3,4% | 34.776 | 4,1% | -15,6% | 13º |
15º | FIAT | 28.231 | 3,3% | 28.516 | 3,4% | -1,0% | 16º |
16º | SKODA | 26.439 | 3,1% | 22.667 | 2,7% | 16,6% | 17º |
17º | NISSAN | 26.058 | 3,0% | 34.761 | 4,1% | -25,0% | 14º |
18º | VOLVO | 14.354 | 1,7% | 14.325 | 1,7% | 0,2% | 18º |
19º | MAZDA | 13.929 | 1,6% | 14.253 | 1,7% | -2,3% | 19º |
20º | JEEP | 12.696 | 1,5% | 10.802 | 1,3% | 17,5% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 859.477 | 100,0% | 851.210 | 100,0% | 1,0% | ... |
Na disputa entre os modelos, menos de 700 unidades definiram o nº 1 no ano. Sexto colocado em 2020, o Seat Arona – versão da marca espanhola do nosso VW T-Cross – foi o preferido por 21.946 consumidores. Nos últimos 13 anos, a marca espanhola assegurou o campeão em 12 deles. Impulsionado pela nova geração, o Hyundai Tucson (21.258) saltou do 20º para o 2º lugar.
Preferido no ano passado, o Dacia Sandero (20.419) desta vez foi o terceiro. Atrás do Peugeot 2008 (19.426), 7º há um ano, o Toyota Corolla (16.983) repetiu a quinta posição graças à versão híbrida. Em alta superior a 30% e com reforço da versão elétrica, o Fiat 500 (15.941) entrou no top 10. Fora do top 20 no último ranking, o Seat Ibiza (15.103) ficou perto de retornar ao pelotão de cima.
Líder entre os SUVs e crossovers em 2020, o Nissan Qashqai (14.664) perdeu mais de ¼ de seus compradores e caiu para o 14º lugar. O Renault Clio (14.505), que havia sido o 4º, despencou para o 15º lugar. Recém-lançado no Brasil, o Kia Stonic (11.331) foi o 23º.
Os 30 carros mais vendidos na Espanha em 2021:
POS. | MODELO | 2021 | % 2021 | 2020 | % 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | SEAT ARONA | 21.946 | 2,6% | 15.365 | 1,8% | 42,83% | 6º |
2º | HYUNDAI TUCSON | 21.258 | 2,5% | 12.746 | 1,5% | 66,78% | 20º |
3º | DACIA SANDERO | 20.419 | 2,4% | 24.035 | 2,8% | -15,04% | 1º |
4º | PEUGEOT 2008 | 19.426 | 2,3% | 15.225 | 1,8% | 27,59% | 7º |
5º | TOYOTA COROLLA | 16.983 | 2,0% | 15.478 | 1,8% | 9,72% | 5º |
6º | PEUGEOT 3008 | 16.812 | 2,0% | 14.651 | 1,7% | 14,75% | 8º |
7º | SEAT LEON | 16.691 | 1,9% | 23.582 | 2,8% | -29,22% | 2º |
8º | VW T-ROC | 15.988 | 1,9% | 12.978 | 1,5% | 23,19% | 14º |
9º | CITROËN C3 | 15.948 | 1,9% | 12.948 | 1,5% | 23,17% | 15º |
10º | FIAT 500 | 15.941 | 1,9% | 12.189 | 1,4% | 30,78% | 20º |
11º | SEAT IBIZA | 15.103 | 1,8% | 11.342 | 1,3% | 33,16% | - |
12º | TOYOTA C-HR | 15.013 | 1,7% | 12.789 | 1,5% | 17,39% | 17º |
13º | PEUGEOT 208 | 14.961 | 1,7% | 12.839 | 1,5% | 16,53% | 16º |
14º | NISSAN QASHQAI | 14.664 | 1,7% | 19.818 | 2,3% | -26,01% | 3º |
15º | RENAULT CLIO | 14.505 | 1,7% | 17.816 | 2,1% | -18,58% | 4º |
16º | CITROËN C4 | 14.350 | 1,7% | 9.519 | 1,1% | 50,75% | - |
17º | OPEL CORSA | 13.669 | 1,6% | 12.062 | 1,4% | 13,32% | - |
18º | SEAT ATECA | 13.304 | 1,5% | 14.139 | 1,7% | -5,91% | 10º |
19º | RENAULT CAPTUR | 13.110 | 1,5% | 14.196 | 1,7% | -7,65% | 9º |
20º | DACIA DUSTER | 12.404 | 1,4% | 11.570 | 1,4% | 7,21% | - |
21º | HYUNDAI KONA | 12.234 | 1,4% | 14.117 | 1,7% | -13,34% | 11º |
22º | TOYOTA YARIS | 11.363 | 1,3% | 10.558 | 1,2% | 7,62% | - |
23º | KIA STONIC | 11.331 | 1,3% | 8.744 | 1,0% | 29,59% | - |
24º | RENAULT MÉGANE | 10.559 | 1,2% | 12.780 | 1,5% | -17,38% | 18º |
25º | KIA SPORTAGE | 10.238 | 1,2% | 9.694 | 1,1% | 5,61% | - |
26º | FORD PUMA | 9.698 | 1,1% | 8.500 | 1,0% | 14,09% | - |
27º | TOYOTA RAV4 | 9.444 | 1,1% | 11.138 | 1,3% | -15,21% | - |
28º | HYUNDAI I20 | 9.382 | 1,1% | 7.721 | 0,9% | 21,51% | - |
29º | CITROËN C3 AIRCROSS | 9.348 | 1,1% | 9.179 | 1,1% | 1,84% | - |
30º | CUPRA FORMENTOR | 9.208 | 1,1% | 558 | 0,1% | 1550,18% | - |
Fontes: Anfac / Motorpassion / Best Selling Cars Blog