BMW: clientes entram na justiça por defeito no porta-copos do X7

Ação coletiva esta sendo movida em tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos

Primeiro teste do BMW X7 2019 Primeiro teste do BMW X7 2019

Clientes da BMW nos Estados Unidos têm relatado sérios problemas envolvendo detalhe curioso do interior do SUV X7: o funcionamento dos porta-copos. Segundo os consumidores, os recipientes apresentam defeito de fabricação e não foram projetados de maneira adequada para, de fato, segurar os copos. Na maioria das vezes, há vazamento de líquidos pelo console e danos eletrônicos relacionados por conta do contato com fios e cabos.

O problema tem se tornado tão sério que gerou ação judicial coletiva no Tribunal Distrital de Orange County, na Califórnia. No processo, clientes explicam que "quando o líquido derrama no console, os cabos do módulo de controle SRS (airbags), que estão instalados por baixo, ficam molhados e danificados, causando danos aos airbags, que podem ser inflados inadvertidamente".

"Os porta-copos estão com defeito, uma vez que não foram projetados adequadamente para manter os copos cheios de líquido, precisamente a principal função a que se destinam", completa. Na maioria dos casos, o danos causados afetam especialmente o funcionamento dos airbags. O reparo é realizado nas concessionárias da marca, mas chega a custar mais de US$ 2.000 e, em alguns casos, a BMW tem se recusado a cobrir as despesas mesmo com o carro na garantia.

Uma das reclamações, datada de março de 2021, diz o seguinte:

Coloquei um refrigerante no porta-copos de um BMW X7 2020. A tampa não foi colocada corretamente e parte do refrigerante derramou no console central e na alavanca de câmbio. Não foi muito, mas o carro entrou em uma parada de emergência na faixa esquerda da rodovia e eu não consegui continuar. O P (Park) foi colocado na transmissão e não mudou para D (Drive) ou R (Reverse). Além disso, uma mensagem apareceu no quadro de instrumentos dizendo para levar o carro à concessionária imediatamente. Meu X7 foi rebocado para a loja mais próxima e o técnico me disse que o líquido danificou os componentes localizados sob a alavanca de câmbio. O custo do serviço totalizou US$ 2.900 e não foi coberto pela garantia.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com