Embora a Harley-Davidson tenha lançado o LiveWire em 2019, nenhuma outra montadora grande mostrou algo de concreto quando o assunto são as motos elétricas. Claro, a Triumph mostrou o conceito TE-1 e a BMW revelou um protótipo também, mas tal segmento ainda é muito pequeno.

Enquanto a BMW recentemente se concentrou na introdução de sua scooter elétrica CE-04 no mercado, os bávaros estão se unindo à gigante indiana de motocicletas TVS para dar vida a sua motocicleta elétrica. Segundo o acordo, ambas as partes desenvolverão em conjunto motos e scooters movidas por baterias para os mercados globais.

BMW G 310 R 2022 - Brasil

Esta não é a primeira vez que BMW e TVS se unem, no entanto. Em 2013, a dupla fechou um acordo para desenvolver motocicletas com motores de até 500 cm³. A parceria permitiu à BMW ter acesso às fábricas da TVS e ao mercado indiano com sua linha G 310. Por outro lado, o negócio beneficiou a TVS, que fez uma esportiva sobre a base da G 310 R e lançou a Apache RR 310, além de absorver conhecimentos de engenharia e design da alemã.

No terceiro trimestre de 2021, a marca indiana entregou 83.592 motos da família G 310, que inclui ainda a G 310 GS, que hoje respondem por 20% da produção global da BMW. O mais recente acordo entre os parceiros baseia-se no sucesso dessa linha. Segundo relatos, o novo acordo inclui o desenvolvimento inicial e a produção de 50.000 veículos elétricos de duas rodas divididos entre BMW e TVS. Os parceiros distribuirão essas unidades para os mercados indiano e internacional.

Apesar dos esforços anteriores da dupla no segmento de pequena capacidade, muitos esperam que a BMW e a TVS desenvolvam versões elétricas de alta tecnologia dos modelos existentes. O projeto também tem a ganhar com as pesquisas mais recentes da BMW em tecnologia de bateria de estado sólido e processos de mineração de lítio. Esta não é a única iniciativa da TVS nesse sentido, porém. A empresa investiu recentemente na startup de motocicletas elétricas Ultraviolette e adquiriu a marca suíça de e-bike Ego Movement.

Vamos ter que esperar alguns anos para que o novo acordo de desenvolvimento envolvendo BMW e TVS dê frutos, mas se for algo de tanto sucesso quanto a família G 310, mal podemos esperar para ver o resultado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com