A Peugeot está vivendo um dos seus melhores momentos no mercado brasileiro após muitos anos de baixas vendas. E o bom desempenho tem relação direta com o novo comando da marca pela Stellantis, que promoveu a fabricante francesa e até reduziu o preço do hatch 208 durante alguns períodos, ações que resultaram em um crescimento expressivo de 133,5% no acumulado até novembro sobre o mesmo período de 2020.
De acordo com a Stellantis, nada menos que 26.043 unidades da Peugeot foram comercializadas de janeiro a novembro deste ano. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado a marca francesa tinha emplacado no Brasil somente 11.538 unidades (dados Fenabrave). Ou seja, com esse montante de mais de 26 mil unidades ao longo dos primeiros 11 meses de 2021, a Peugeot vendeu 93% a mais do que em todo o ano de 2020 (13.477).
Quando pegamos os números do último mês de novembro, a Peugeot vendeu 3.042 unidades – o que significa um crescimento de 65% em relação a novembro do ano passado (1.858). Esse resultado levou a fabricante a obter 1,9% de participação no mercado em novembro. Os números de 2021 são melhores até do que o período pré-pandemia, quando em 2019 foram comercializadas 1.877 unidades. Comparado com os resultados de dois anos atrás, o crescimento de 2021 foi de 62%.
Como é de se imaginar, o modelo mais vendido na gama da Peugeot é o hatch 208, que emplacou de janeiro a novembro 14.518 unidades – um crescimento de 338% em relação a 2020. Somente em novembro foram emplacadas 1.640 unidades do hatch, que teve suas vendas impulsionadas pela ação LION DAY, quando 800 carros foram vendidos em 24 horas.
Segundo a marca francesa, o 208 é líder entre os hatches equipados com motor acima de 1,0 litro, onde atuam algumas versões do VW Polo (1.6), Fiat Argo (1.3 e 1.8) e Toyota Yaris (1.5), já que esse segmento começa a ser dominado pelos motores 1.0 turbo que oferecem maior desempenho. Assim, a Peugeot afirma que o 208 cresceu 8,7% em novembro quando comparado com mesmo período de 2020 e já representa 11% desse “subsegmento”. A marca destaca o resultado, pois o segmento de hatches com motores maiores que 1.0 registrou queda de 25,6% sobre 2020.
“Vivemos um momento especial no Brasil, com resultados que se superam mês a mês, mantendo um crescimento muito acima da média no mercado nacional, mesmo com um cenário econômico em queda. A marca mantém forte sinergia entre todas as áreas para dialogar melhor com o perfil do consumidor brasileiro. Além do importante trabalho com a rede de concessionárias e pós-venda, com foco na qualidade dos produtos e do atendimento”, afirma André Montalvão, responsável pelas Operações Comerciais Peugeot Brasil.
O Peugeot 208 vem sempre equipado com motor 1.6 aspirado de até 118 cv e 15,5 kgfm de torque, que trabalha junto de uma transmissão manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades. Há também o elétrico e-208 GT (veja o teste completo neste link), com propulsor livre de emissões que entrega 136 cv e 26,5 kgfm de torque.
Com esses resultados divulgados e 1,5% de participação no mercado nos primeiros 11 meses do ano, a Peugeot se consolida na liderança das marcas que mais crescem em 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita