A Peugeot está vivendo um dos seus melhores momentos no mercado brasileiro após muitos anos de baixas vendas. E o bom desempenho tem relação direta com o novo comando da marca pela Stellantis, que promoveu a fabricante francesa e até reduziu o preço do hatch 208 durante alguns períodos, ações que resultaram em um crescimento expressivo de 133,5% no acumulado até novembro sobre o mesmo período de 2020.
De acordo com a Stellantis, nada menos que 26.043 unidades da Peugeot foram comercializadas de janeiro a novembro deste ano. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado a marca francesa tinha emplacado no Brasil somente 11.538 unidades (dados Fenabrave). Ou seja, com esse montante de mais de 26 mil unidades ao longo dos primeiros 11 meses de 2021, a Peugeot vendeu 93% a mais do que em todo o ano de 2020 (13.477).
Quando pegamos os números do último mês de novembro, a Peugeot vendeu 3.042 unidades – o que significa um crescimento de 65% em relação a novembro do ano passado (1.858). Esse resultado levou a fabricante a obter 1,9% de participação no mercado em novembro. Os números de 2021 são melhores até do que o período pré-pandemia, quando em 2019 foram comercializadas 1.877 unidades. Comparado com os resultados de dois anos atrás, o crescimento de 2021 foi de 62%.
Como é de se imaginar, o modelo mais vendido na gama da Peugeot é o hatch 208, que emplacou de janeiro a novembro 14.518 unidades – um crescimento de 338% em relação a 2020. Somente em novembro foram emplacadas 1.640 unidades do hatch, que teve suas vendas impulsionadas pela ação LION DAY, quando 800 carros foram vendidos em 24 horas.
Segundo a marca francesa, o 208 é líder entre os hatches equipados com motor acima de 1,0 litro, onde atuam algumas versões do VW Polo (1.6), Fiat Argo (1.3 e 1.8) e Toyota Yaris (1.5), já que esse segmento começa a ser dominado pelos motores 1.0 turbo que oferecem maior desempenho. Assim, a Peugeot afirma que o 208 cresceu 8,7% em novembro quando comparado com mesmo período de 2020 e já representa 11% desse “subsegmento”. A marca destaca o resultado, pois o segmento de hatches com motores maiores que 1.0 registrou queda de 25,6% sobre 2020.
“Vivemos um momento especial no Brasil, com resultados que se superam mês a mês, mantendo um crescimento muito acima da média no mercado nacional, mesmo com um cenário econômico em queda. A marca mantém forte sinergia entre todas as áreas para dialogar melhor com o perfil do consumidor brasileiro. Além do importante trabalho com a rede de concessionárias e pós-venda, com foco na qualidade dos produtos e do atendimento”, afirma André Montalvão, responsável pelas Operações Comerciais Peugeot Brasil.
O Peugeot 208 vem sempre equipado com motor 1.6 aspirado de até 118 cv e 15,5 kgfm de torque, que trabalha junto de uma transmissão manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades. Há também o elétrico e-208 GT (veja o teste completo neste link), com propulsor livre de emissões que entrega 136 cv e 26,5 kgfm de torque.
Com esses resultados divulgados e 1,5% de participação no mercado nos primeiros 11 meses do ano, a Peugeot se consolida na liderança das marcas que mais crescem em 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?