SYM, parceira da Dafra no Brasil, lança rival para a Honda ADV
Taiwaneses também querem um pedaço do mercado das scooters aventureiras
As scooters percorreram um longo caminho desde o início de sua popularização há meio século. Com as maxi-scooters se tornando cada vez mais populares na Europa e na Ásia, uma tendência mais recente sugere que as pessoas estão procurando mais versatilidade para esse tipo de veículo de duas rodas que já é bastante prático. Desde a apresentação da Honda X-ADV em 2016, o mercado tem aberto espaço para scooters com alguma capacidade no fora-de-estrada.
Vários fabricantes tentaram seguir o exemplo, mas de alguma forma não conseguiram atingir os mesmos resultados da X-ADV. Em 2019, a Honda ampliou a gama e lançou a ADV, que chegou ao Brasil ao final do ano passado. Ela foi um sucesso estrondoso em toda a Ásia e a Honda decidiu lançar a pequena scooter aventureira em outros mercados. Dito isso, definitivamente há algum espaço para scooters menores e prontos para a aventura. Tanto que a Honda apresentou no EICMA a ADV 350. Agora, a taiwanesa SYM, que atua no Brasil em parceria com a Dafra, apresentou sua opção.
Na edição 2021 do EICMA (que lotou), a SYM revelou o que é praticamente uma resposta direta à ADV. Trata-se da Husky ADV e nome não só se confunde com a scooter da Honda, como também é o apelido da Husqvarna. A Husky ADV da SYM é, antes de mais nada, uma scooter urbana. No entanto, ela tem um estilo voltado para a aventura, o que sugere que ela poderia ser capaz de lidar com um pouco mais do que o convencional do uso diário na cidade. Ela tem suspensão de longo curso atrás e na frente, pneus de uso misto e grandes freios a disco dianteiros e traseiros dotados de ABS.
Do ponto de vista do desempenho, a SYM Husky ADV se compara muito bem com a concorrência. Ele é equipada com um motor monocilíndrico de 150 cm³ dotado de refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Ele produz cerca de 14,6 cv de potência, o que lhe dá bastante energia, seja em ruas estreitas, vias expressas e ocasionalmente estradas de terra batida. A Honda ADV, para comparação, entrega 13,2 cv.
A visibilidade noturna é garantida pela iluminação completa por lâmpadas de LED e a novidade traz um display TFT colorido sofisticado para o painel de instrumentos que ajusta automaticamente seu brilho dependendo da iluminação ambiente.
Fonte: SYM, Motociclismo
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:26 Novo Hyundai Creta faz sucesso e já acumula mais de 35.000 pedidos
- 07:35 Fiat lança o Mobi 2025: veja os preços e o que muda
- 17:00 Onix lidera varejo em abril; Dolphin Mini é o 1º elétrico no Top 10
- 16:30 GM para produção do Onix sem previsão de volta por conta das chuvas no RS
- 15:08 Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
- 14:14 GM demite por telegrama na fábrica da S10
- 12:45 Fisker está perto da falência e produção do Ocean pode não ser retomada
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
Sobre este artigo
Categoria |