SYM, parceira da Dafra no Brasil, lança rival para a Honda ADV

Taiwaneses também querem um pedaço do mercado das scooters aventureiras

The 2022 SYM Husky ADV Is Ready For Your Adventures The 2022 SYM Husky ADV Is Ready For Your Adventures

As scooters percorreram um longo caminho desde o início de sua popularização há meio século. Com as maxi-scooters se tornando cada vez mais populares na Europa e na Ásia, uma tendência mais recente sugere que as pessoas estão procurando mais versatilidade para esse tipo de veículo de duas rodas que já é bastante prático. Desde a apresentação da Honda X-ADV em 2016, o mercado tem aberto espaço para scooters com alguma capacidade no fora-de-estrada.

Vários fabricantes tentaram seguir o exemplo, mas de alguma forma não conseguiram atingir os mesmos resultados da X-ADV. Em 2019, a Honda ampliou a gama e lançou a ADV, que chegou ao Brasil ao final do ano passado. Ela foi um sucesso estrondoso em toda a Ásia e a Honda decidiu lançar a pequena scooter aventureira em outros mercados. Dito isso, definitivamente há algum espaço para scooters menores e prontos para a aventura. Tanto que a Honda apresentou no EICMA a ADV 350. Agora, a taiwanesa SYM, que atua no Brasil em parceria com a Dafra, apresentou sua opção.

Na edição 2021 do EICMA (que lotou), a SYM revelou o que é praticamente uma resposta direta à ADV. Trata-se da Husky ADV e nome não só se confunde com a scooter da Honda, como também é o apelido da Husqvarna. A Husky ADV da SYM é, antes de mais nada, uma scooter urbana. No entanto, ela tem um estilo voltado para a aventura, o que sugere que ela poderia ser capaz de lidar com um pouco mais do que o convencional do uso diário na cidade. Ela tem suspensão de longo curso atrás e na frente, pneus de uso misto e grandes freios a disco dianteiros e traseiros dotados de ABS.

Do ponto de vista do desempenho, a SYM Husky ADV se compara muito bem com a concorrência. Ele é equipada com um motor monocilíndrico de 150 cm³ dotado de refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Ele produz cerca de 14,6 cv de potência, o que lhe dá bastante energia, seja em ruas estreitas, vias expressas e ocasionalmente estradas de terra batida. A Honda ADV, para comparação, entrega 13,2 cv.

A visibilidade noturna é garantida pela iluminação completa por lâmpadas de LED e a novidade traz um display TFT colorido sofisticado para o painel de instrumentos que ajusta automaticamente seu brilho dependendo da iluminação ambiente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com