Ninguém questiona a liderança da Honda CG 160 2022 enquanto moto mais vendida do Brasil. Somente entre janeiro e outubro de 2021, ela acumulou 255.093 emplacamentos. Dependendo do mês, uma em cada 4 motos novas comercializadas é uma CG. E a moto não atinge esse feito sem dar opções aos compradores.
Atualmente, a linha 2022 da Honda CG 160 é oferecida em quatro configurações: Start, Fan, Titan e a Cargo, voltada ao trabalho. Entre elas, a intermediária Fan é a mais escolhida do público. Agora, vamos mostrar para vocês o que muda entre a versão mais básica da moto, a Start, e a mais completa, a Titan. A primeira tem preços partindo de R$ 11.180, enquanto a última custa R$ 13.310. Ambos os valores não levam em consideração o frete. Confira para onde vai essa diferença de R$ 2.130.
Apesar de todas as versões da Honda CG 160 compartilharem do mesmo chassi com mínimas mudanças estruturais, logo na imagem acima você já percebe uma temática mais simples da Start (esq.), enquanto a Titan (dir.) é mais rebuscada e busca uma esportividade maior dentro da linha da moto.
Vale lembrar, que a Honda CG 160 passou por algumas mudanças visuais para a linha 2022 no meio do ano, quando a moto completou 45 anos de produção no Brasil. Todas as receberam uma nova moldura para o painel de instrumentos e uma carenagem frontal para o farol repaginada. Mais rebuscada, a Titan recebeu ainda um tanque redesenhado, novas aletas laterais, rabeta e alças de garupa.
Na Start, quando você escolhe a cor está escolhendo apenas a pintura do tanque, já que as demais peças da moto são pintadas de preto. Para a Titan, o para-lama dianteiro ainda é pintado na cor do tanque e a moto tem algumas peças em tom prata. As tampas laterais do motor também são pintadas de preto, enquanto a Start não tem pintura nas peças.
As rodas de aço raiadas da CG 160 Start também a separam bastante das demais versões, incluindo a Titan, que trazem rodas de liga leve. Enquanto ambas contam com painel de instrumentos digital, o da mais cara é mais completo e conta com uma iluminação de fundo de alto contraste, enquanto a mais barata tem visor de LCD convencional.
Aqui está fundamentalmente a maior diferença entre as versões mais barata e a mais cara da Honda CG 160 2022. A Start traz de série partida elétrica, painel digital, rodas raiadas, freios a tambor com acionamento combinado e marcador de combustível. Além do visual mais trabalhado, a Titan agrega itens como conta-giros, rodas de liga leve, freio dianteiro a disco e alças de garupa de alumínio.
Não há opcionais na linha CG 160 2022, mas as versões da moto da Honda se diferenciam pelos grafismos, mais simples na Start, e pelas cores disponibilizadas. A Start tem duas pinturas sólidas (Vermelha e Preta) e uma metálica (Prata). Já Titan tem duas perolizadas (Amarela e Vermelha) e uma metálica (Cinza).
Todas as versões da Honda CG 160 utilizam o mesmo chassi de aço tipo diamante, trazendo o propulsor como parte do conjunto. O motor é basicamente o mesmo: um monocilíndrico de 162,7 cm³, alimentado por injeção eletrônica, refrigerado a ar, comando simples no cabeçote e uma válvula de admissão e outra de escape.
Mas uma diferença fundamental. A Start roda somente com gasolina, enquanto a Titan e todas as demais versões são flex. Na mais barata, o propulsor entrega 14,9 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 7.000 rpm. Na mais cara, são 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,54 kgfm a 7.000 rpm quando abastecido com etanol. Ambas contam com câmbio de cinco velocidades.
Lembram que o tanque da CG 160 Start é visualmente mais simples? Ele também é menor, podendo acomodar somente 14,6 litros. Nos modelos flex, como a Titan, a capacidade sobe para 16,1 litros até como forma de compensar o consumo maior do etanol. Em termos de peso, somente 2 kg separam uma da outra, com a Start chegando a 115 kg e a Titan a 117 kg.
As rodas são de 18 polegadas, raiadas na Start e de liga leve na Titan. Elas são calçadas por pneus 80/100 na dianteira e 90/90 na traseira para a mais barata, fornecidos pela Levorin. A Titan se diferencia somente pelo pneu traseiro um pouco mais largo, 100/80. O dianteiro tem a mesma medida da Start, mas eles são Pirelli.
A CG Start é a única equipada com freios a tambor de 130 mm em ambas as rodas, enquanto A Titan tem disco de 240 mm na frente e tambor de 130 mm atrás. Nas duas, o garfo telescópico dianteiro tem 135 mm de curso, com a traseira sendo biamortecida com regulagem de pré-carga e 106 mm de curso.
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