Maior evento de motocicletas do mundo, o EICMA costuma reunir as maiores montadoras de motocicletas do mundo anualmente em Milão (ITA). Impossibilitado de acontecer no ano passado por conta da pandemia, o salão voltou a reunir os fãs das duas rodas na Itália entre os dias 25 e 28 de novembro. 

Foi o primeiro grande salão de motos desde o início da pandemia e, segundo os organizadores, foi um sucesso. Isso ocorreu apesar de algumas marca importantes terem ficado de fora, como Ducati, Harley-Davidson, KTM e BMW que preferiram investir em outras ações de relacionamento com os clientes focando em experiências com as motos.

A organização do EICMA diz que, na edição de 2021 do evento, a 78ª da história, 342.644 pessoas acessaram os pavilhões que concentraram as maiores novidades para o mundo das motocicletas. O número foi de encontro à capacidade máxima do evento, restrita a cerca de 340 mil pessoas ao longo dos três dias devido às restrições sanitárias mais severas. Na edição anterior, em 2019, mais de 800 mil acessos tinham sido registrados.

Yamaha XTZ 700 Tenere (Salão de Milão)

Os 5 pavilhões montados na edição 2021 do EICMA trouxeram 28.841 expositores, sendo 43% deles estrangeiros. Dos 5.127 visitantes de fora da Itália, 1.794 eram jornalistas e influenciadores. Entre os pagantes, 94% deles compraram seu bilhetes de forma online, mostrando como o evento precisou se adaptar aos novos tempos. 

O presidente do EICMA, Pietro Meda, afirmou que "Dadas as restrições atuais, os resultados de visitação que atingimos foram os melhores possíveis. Está é uma prova da relevância do evento graças à confiança dos expositores e à fidelidade do público. Este empenho das empresas e parceiros, além do entusiasmo do público reforça a posição do EICMA como espaço de oportunidades e de referência no futuro da mobilidade sobre duas rodas.

Lançamentos e tendências do EICMA 2021

Mesmo sem BMW, Ducati, Harley-Davidson e KTM, a edição deste ano do EICMA revelou grandes novidades para o segmento de motocicletas europeu e global. Por lá, a Honda revelou a inédita ADV 350, dando continuidade à expansão de sua linha de scooters aventureiras usando por base a mecânica da Forza 350, que está prometida para o Brasil.

O EICMA 2021 também reforçou que a próxima grande tendência do motociclismo mundial será a adoção cada vez mais maior de equipamentos de segurança ativa e passiva em prol de evitar acidentes com os pilotos. Foi o caso da Kawasaki, que revelou por lá a nova Ninja H2 SX SE dotada de radares que possibilitam a instalação de controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com